PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR BARBOSA ARRUDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR BARBOSA ARRUDA
DATA: 16/12/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O RELACIONAMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COM FUNDAÇÕES DE APOIO: DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
PALAVRAS-CHAVES: Fundações de Apoio; Ensino Superior; Vulnerabilidades; Avaliação.
RESUMO: Este trabalho busca analisar como está organizada no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a sua relação com as Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior, tal como regulamentada pela Lei nº 8.958/94, expondo o modo de planejamento, execução e avaliação dos resultados obtidos dessas parcerias. O intuito é representar, em organograma institucional, o processo de celebração, acompanhamento e fiscalização dos convênios e contratos firmados com tais entidades, possibilitando o reconhecimento de etapas e a identificação de atribuições e dificuldades de cada setor envolvido nesse processo. Em face de frequentes irregularidades identificadas em processos de auditoria (interna e externa) e demais procedimentos de apuração de responsabilidades (inclusive judiciais), pretende-se investigar as causas das vulnerabilidades do modelo de relação efetivado pela UFPB e suas fundações apoiadoras. A metodologia utilizada para o diagnóstico da relação UFPB x Fundações de Apoio deve envolver criteriosa revisão de literatura, para melhor precisão dos conceitos necessários à elucidação do tema, farta análise legislativa, para entender a evolução dos entendimentos dos órgãos de fiscalização e controle (Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Ministérios Públicos, etc.), além da investigação in loco nos ambientes internos e externos à universidade onde reverberam as causas e os efeitos da relação estudada, com a finalidade de obter as impressões dos atores da UFPB (técnicos, docentes e discentes), das Fundações (gestores, corpo administrativo, pesquisadores) e das Instituições Parceiras (governo e empresas públicas e privadas). Ao final, objetiva-se construir um quadro de orientação, o qual conterá vetores de descrição dos problemas e vetores de descrição das ações esperadas para superação dos mesmos, ambos construídos a partir da percepção dos citados atores.
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Presidente - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO