PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: MARCOS GALVAO LOURENCO DA SILVA

DISCENTE: MARCOS GALVAO LOURENCO DA SILVA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: UFPB - JOAO PESSOA
TÍTULO: GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM: O USO DE ELEMENTOS DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NA CAPACITAÇÃO À DISTÂNCIA DOS SERVIDORES DA UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: gamificação, capacitação, motivação
ÁREA: Educação
RESUMO: GA presente pesquisa investigou a aplicação dos elementos de jogos no ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela Universidade Federal da Paraíba para a capacitação à distância dos seus servidores, buscando identificar e aplicar de forma prática esses conceitos. Teve como objetivo geral desenvolver um protótipo de curso no Moodle, baseado em princípios de gamificação, a ser utilizado em cursos de capacitação ofertados pela UFPB. Para alcance deste objetivo, o curso “Gestão da Comunicação nas Redes Sociais” foi reconfigurado em um modelo estruturado conforme os princípios da gamificação e de acordo com as ferramentas disponíveis no Moodle. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada. No que se refere aos procedimentos metodológicos utilizados para a criação da versão gamificada do curso está o Moodle, software de código-aberto para educação à distância que possui ferramentas que dão suporte à gamificação. O curso selecionado para criação de protótipo funcional é o “Gestão da Comunicação nas Redes Sociais”, disponibilizado pela instituição para realização desta pesquisa. Como propósito auferido desta pesquisa está a contribuição na melhoria da compreensão teórica e de procedimentos práticos quanto ao uso de elementos de jogos em ambientes virtuais de aprendizagem, como forma de estímulo à motivação e engajamento dos participantes.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA