PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: CRISTIANE DA SILVA COSTA FRAZÃO

DISCENTE: CRISTIANE DA SILVA COSTA FRAZÃO
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DA PRECEPTORIA EM SAÚDE NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
PALAVRAS-CHAVES: Hospital Universitário; Preceptoria; Pandemia; COVID-19
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: O presente estudo objetiva analisar as ações adotadas para a inovação no ensino, pesquisa e extensão no HULW no contexto da pandemia do COVID-19, buscando, para isso, caracterizar as estratégias utilizadas para a preceptoria dos estudantes após o contexto pandêmico e construir uma abordagem de avaliação de eficácia dessas estratégias com foco na atuação na preceptoria em saúde. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram preceptores e residentes de medicina e enfermagem do HULW que mantiveram suas atividades no período de pandemia. No que se refere à coleta de dados, foi realizada por meio de entrevistas com os preceptores e de aplicação de questionários com os residentes. Mediante os resultados, foi possível concluir que foram necessárias inovações para a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das preceptorias durante a pandemia. Dentre elas, a suspensão das atividades teóricas presenciais, que passaram a ocorrer de modo remoto, a manutenção das atividades práticas somente dos residentes que já atuavam em especialidades compatíveis com a natureza do atendimento aos pacientes positivados para COVID-19, assim como a capacitação destes para que pudessem exercer suas atividades com atenção às normas de biosseguranças estabelecidas. Pôde-se inferir que a atuação neste momento pandêmico foi um diferencial para a formação dos residentes que participaram desta pesquisa, não somente no aprendizado prático, mas também nos demais fatores relacionados à formação integral desses profissionais de saúde. Como contribuição para o cenário estudado, foi proposto um tutorial digital com medidas de prevenção a serem implementadas nas preceptorias dos estudantes para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.
Externo ao Programa - 2380681 - ADRIANA MARQUES PEREIRA DE MELO ALVES
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS