PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MURIEL PAULINO COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MURIEL PAULINO COSTA
DATA: 04/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇOES DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – CAMPUS CAMPINA GRANDE.
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas com deficiência. Educação Superior. Política de Inclusão.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A presente pesquisa teve como foco a temática Políticas de Inclusão na Educação Superior, direcionada para a inclusão dos estudantes com deficiência, na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, tendo como objetivo principal analisar o processo de implementação das Políticas Nacionais de Inclusão e permanência dos alunos com deficiência na UFCG, sob a perspectiva destes, ora assistidos pelo NAI. Para tanto, foi necessário identificar as Políticas Institucionais de Educação Inclusiva, adotadas pela UFCG e analisar as percepções do corpo discente com deficiência, assim como a participação dos docentes, técnicos e gestores, envolvidos no processo de inclusão na Universidade. Para uma melhor compreensão, tecemos as considerações acerca das políticas e concepções a partir de autores como Sassaki (1997), perpassando pela história das políticas públicas de inclusão no contexto educacional Brasileiro, realizando uma síntese dos marcos legais para a inclusão da pessoa com deficiência na educação superior, para, então, discorrer sobre o percurso histórico da UFCG, relacionando a suas ações às políticas nacionais de inclusão da educação superior. Por fim, realizamos uma análise da efetivação da educação inclusiva, a partir da identificação de quem são e as percepções dos estudantes deficientes e todos os envolvidos no processo da educação inclusiva na UFCG. Contemplaram-se, ainda, autores como Silva (1987), Aranha (2001), Mazzotta (2005), Burity (2011), Mendes (1994) e Januzzi (2004). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com caráter explorátorio descritivo, documental e bibiliográfico, apresentando como instrumento de coleta de dados as entrevistas semi-estruturadas e o grupo focal realizados com o corpo discente, docente, técnicos e gestores.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Externo à Instituição - FRANCISCO JOMÁRIO PEREIRA