PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JANILDE GUEDES DE LIMA

DISCENTE: JANILDE GUEDES DE LIMA
DATA: 18/03/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A EVOLUÇÃO INSTITUCIONAL DO IDEP/UFPB: CONCEPÇÕES, SEUS CONFLITOS E SUA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE GESTORES E PESQUISADORES
PALAVRAS-CHAVES: IDEP-UFPB. UFPB. Desenvolvimento Regional. Arranjos Produtivos Locais. Globalização.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa traça a trajetória do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba – IDEP/UFPB no que concerne à sua evolução institucional, sua missão de origem à atual conjuntura organizacional. O Objetivo geral verificar se as mudanças ocorridas no IDEP foram recorrentes das mudanças de gestores (reitores e presidentes). Os objetivos específicos são os seguintes: analisar as ações do IDEP nos períodos de 2012 a 2016 e a partir de 2017, descrever a evolução institucional do IDEP a partir das concepções dos gestores e pesquisadores e avaliar as ações do IDEP a partir das entrevistas dos técnicos administrativos, gestores, pesquisadores e gestores municipais como ações do IDEP. O método utilizado é a análise de conteúdo. O trabalho está embasado nos PDI da UFPB dos quadriênios de 2008 a 2023, nos autores Santos, Ferreira, Etzkowitz, Chauí, Cassiolato e outros que conceituam desenvolvimento e desenvolvimento regional numa universidade pública, tem por fonte de informações o criador do IDEP-UFPB e resultado do instrumento aplicado, entrevistas/questionários semiestruturados, perpassa pela globalização e outros dados que se fizeram necessários para construir uma sequência de informações que denotaram o caminho para obtenção das respostas trilhadas e analisadas. Há dois planos de análises: o primeiro, a análise documental que permitiu verificar as mudanças organizacionais administrativas e operacionais do IDEP. No segundo plano, as mudanças nas perspectivas de gestores e pesquisadores que integram o IDEP. Os dados levantados são oriundos de arquivos, observações e aplicação de instrumento de pesquisas. Os resultados apontam que os laboratórios desenvolvem ações independentes e que a mudança de gestores de 2016/2017 mudaram as concepções das equipes da DADPM, até 2016 havia uma concepção tecnoeconômica e a partir de 2017 a equipe substituta, atuou de forma socioeducacional. A evolução institucional do IDEP passou por transformações decorrentes das mudanças de reitores, presidentes e Governo Federal que geraram dificuldades de ordem política, institucional e administrativa, impedindo o Instituto de desempenhar a sua missão.
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo ao Programa - 1306564 - DANILO RAIMUNDO DE ARRUDA