PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ANDREA ARAUJO DOS SANTOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA ARAUJO DOS SANTOS
DATA: 31/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: ppgaes
TÍTULO: EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFPB: relação entre
formação e atuação profissional.
PALAVRAS-CHAVES: Egressos; Avaliação da Pós-Graduação; Formação em Música;
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto de estudo os egressos do curso de Mestrado do Programa de
Pós-Graduação em Música, área de concentração: Educação Musical da Universidade Federal
(PPGM). O recorte temporal escolhido para a análise são os anos de 2016 a 2020. A pesquisa busca investigar qual a relação entre a formação de alto nível (mestrado e Doutorado) dos egressos do curso de música da UFPB e o exercício profissional, se estes estão atuando na área de formação? Nesses termos, o objetivo geral é analisar a atuando dos egressos na área da
música e identificar suas percepções a respeito dos reflexos de sua formação em sua vida
profissional. Para atender ao objetivo geral, são desdobrados os seguintes objetivos
específicos: mapear e caracterizar a atuação dos egressos durante e após o curso;
analisar qual o impacto da formação dos egressos em termos de autopercepção de
competência, de credibilidade e de salários. A pesquisa é de caráter qualitativo e será
realizada a partir das seguintes fases: levantamento bibliográfico, documental e de campo;
envio de questionários aos egressos, entrevistas estruturadas com egressos que se
dispuserem a prosseguir na pesquisa e, análise dos dados coletados a partir da Plataforma Sucupira.
A discussão sobre egressos de pós-graduação, situa-se no âmbito da avaliação,
organizada pela capes, a qual toma-se como referência os autores como Dias Sobrinho (2003), Balbachevsky (2005), Silva e Brandão (2003), Hostings (2014), Guedes (2020), que discutem conceitos de avaliação, história da Pós-Graduação no Brasil e seu processo avaliativo, bem
como egressos de Pós-Graduação. A pesquisa se justifica devido ao fato de a CAPES adotar a
avaliação dos egressos como indicativo que demonstra o impacto dos cursos de Pós-
Graduação na sociedade. Assim, estudos que compreendam o papel dos egressos são cada vez
mais necessários. A pesquisa demonstrou que a formação de alto nível em música oportuniza aos egressos a maior inserção profissional nacional e internacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo ao Programa - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ