PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: DENIZE BARRETO ROCHA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENIZE BARRETO ROCHA
DATA: 26/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: CEDESP - UFPB
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO CONCEITO CAPES
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização da Educação Superior; Avaliação e Financiamento da Educação Superior; Internacionalização na Pós-Graduação.
PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este trabalho investiga o papel das ações de internacionalização no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
e sua repercussão na avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o quadriênio 2017-2020. O estudo destaca a
internacionalização como um vetor crucial para a educação superior contemporânea,
impulsionada pelo processo de globalização e pelas transformações sociais, culturais e
econômicas que demandam uma educação com perspectiva global. A
internacionalização é discutida como uma integração de dimensões internacional,
intercultural ou global nas finalidades, funções e provimentos da educação superior,
conforme definido por Jane Knight (1994) e posteriormente redefinido por De Wit
(2015), indicando a evolução de atividades de cooperação e mobilidade estudantil para
um conceito mais amplo que engloba competências internacionais, rankings globais,
entre outros aspectos. O objetivo geral deste estudo foi avaliar as ações de
internacionalização do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS),
com suporte da política institucional, tomando como parâmetro a avaliação quadrienal
CAPES (2017-2020). Para atingir esse objetivo, adotou-se uma metodologia qualitativa
e descritiva, utilizando procedimentos documental para a coleta e análise de dados.
Essa abordagem permitiu uma compreensão aprofundada das políticas, práticas e
impactos da internacionalização no programa em questão. A pesquisa justifica-se na
necessidade de compreender como as ações de internacionalização podem influenciar
os indicadores de qualidade e excelência acadêmica, contribuindo para a elevação do
conceito do programa na avaliação da CAPES. Este estudo se baseou em importantes
contribuições teóricas de autores como Knight (2004), De Wit (2015), Neves e Barbosa
(2020), entre outros, que discutem a internacionalização da educação superior sob
diversas perspectivas. Os resultados obtidos evidenciaram que o PPGPS tem
implementado diversas ações de internacionalização, que incluem a promoção da
mobilidade acadêmica, a produção científica internacional, e a colaboração em redes
de pesquisa globais. Tais ações refletem um alinhamento com as diretrizes da CAPES
e demonstram um compromisso institucional com a internacionalização. No entanto,
também se identificaram desafios, como a necessidade de maior institucionalização
dessas práticas e de estratégias para a ampliação da visibilidade internacional do
programa. A conclusão do estudo ressalta que as ações de internacionalização do
PPGPS contribuíram positivamente para o seu conceito na avaliação da CAPES,
corroborando a hipótese inicial de que a internacionalização constitui uma dimensão
estratégica para a melhoria da qualidade e do desempenho acadêmico. O estudo
conclui, ainda, que a internacionalização na educação superior deve ser entendida e
praticada como um processo contínuo e integrado às políticas de desenvolvimento
institucional, reforçando a necessidade de políticas públicas e de gestão que fomentem
a internacionalização como parte essencial da excelência acadêmica e da contribuição
social das instituições de ensino superior.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo ao Programa - 1853959 - MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER
Externo à Instituição - PRISCILA REZENDE DA COSTA