PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: AMANDA SANTOS LIMA DA CUNHA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA SANTOS LIMA DA CUNHA
DATA: 10/07/2024
HORA: 14:30
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: PRODUTOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS DE MESTRADOS PROFISSIONAIS E
SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Mestrado profissional; gestão da educação superior; produtos técnicos e tecnológicos.
PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Os cursos de mestrados profissionais surgiram como uma modalidade de pós-graduação
stricto sensu no Brasil, regulamentada em 1998 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES). A principal característica de um mestrado profissional é
a exigência de elaboração de um produto final, direcionado à solução de um problema real na
área de atuação profissional do discente. Considerando a relevância e o impacto dessas
produções nos diversos setores da sociedade, a CAPES iniciou um processo de
aprimoramento do seu sistema de avaliação de pós-graduação, o que inclui os produtos
técnicos e tecnológicos (PTT) desenvolvidos no âmbito dos mestrados profissionais. Nesse
cenário, uma nova ficha de avaliação foi definida pela CAPES, com vigência a partir de 2019,
a fim de estabelecer critérios e tipologias padronizadas de avaliação para cada área. O
problema desta pesquisa concentrou-se em investigar como se configuram os PTT elaborados
nos mestrados profissionais da Área 38 - Educação, como eles contemplam a demanda da
gestão da educação superior e se foram elaborados em consonância com as novas tipologias
da ficha de avaliação. O objetivo principal consistiu em analisar os produtos técnicos e
tecnológicos relacionados à Gestão da Educação Superior e elaborados, no período de 2019 a
2022, em mestrados profissionais da área de Educação. A presente investigação assumiu uma
abordagem qualitativa, exploratória e descritiva e utilizou um levantamento bibliográfico,
para sustentação do aporte teórico, e documental, para coletar as dissertações, os produtos e os
documentos orientadores da CAPES. Foram levantadas 326 dissertações, dos quais
identificou-se um total de 44 produtos técnicos e tecnológicos, relacionados ao foco desta
pesquisa. Os resultados indicaram que os PTT coletados estavam em consonância com a nova
ficha de avaliação, sendo que 84,1% deles pertenciam à tipologia Desenvolvimento de
material didático e instrucional e abrangiam diversas demandas da gestão da educação
superior. Como produto final, obteve-se o catálogo de PTT sobre gestão da educação superior,
com o propósito de publicizar esses produtos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 057.606.354-17 - ALINE VIEIRA DE LIMA NUNES - UFCG
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Externo à Instituição - ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES