PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MIDORE YASMIN SANTOS HIPÓLITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIDORE YASMIN SANTOS HIPÓLITO
DATA: 23/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: CEDESP - UFPB
TÍTULO: Internacionalização da Educação Superior: Análise estratégica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Instituto Federal da Paraíba com foco no ODS-17.
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização. Cooperação Internacional. Desenvolvimento Sustentável. Instituição de Ensino Superior.
PÁGINAS: 57
RESUMO: Na década de 1990, com as mudanças geradas pelo capitalismo, o processo de globalização trouxe mudanças que repercutiram no âmbito político e social. Todos esses elementos transformaram significativamente o panorama do ensino superior nas décadas seguintes, promovendo e facilitando o processo de internacionalização. A internacionalização na educação superior não se restringe à mobilidade acadêmica e à colaboração entre universidades, abrangendo também inovação tecnológica, o desenvolvimento econômico, questões sociais e o desenvolvimento sustentável ao promover o apoio a pesquisas e práticas que abordam a solução para desafios mundiais. Nesse sentido, a pesquisa se concentra em analisar a políticas e ações de internacionalização no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), identificando como aprimorar as estratégias para fortalecer a instituição através da internacionalização, em consonância com os princípios do ODS-17. O objetivo consiste em analisar as estratégias para consolidar a internacionalização no IFPB, por meio da integração aos princípios do ODS 17 da Agenda 2030 da ONU, que foca em fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Deste modo, o referencial teórico foi fundamentado nos conceitos de Internacionalização da Educação Superior e a Agenda 2030, com embasamento de autores como Knight (2020), De Wit (2007), Stallivieri (2002), Barbieri (2020) e com base no documento: Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (2015) da ONU. Buscou-se compreender o papel das instituições de ensino superior e, especificamente, da Internacionalização na promoção do desenvolvimento sustentável. Para realização da pesquisa será adotada a metodologia da pesquisa aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa e quanto ao procedimento técnico, a pesquisa será documental. A coleta de dados será feita por meio de documentos institucionais disponibilizados em meios eletrônicos, com a finalidade de realizar um diagnóstico situacional e compreender o contexto da internacionalização na instituição. A partir do diagnóstico, será possível identificar as estratégias e práticas alinhadas ao ODS-17, bem como possíveis lacunas e fragilidades no processo de implementação da Agenda 2030. Ao término da pesquisa, será elaborado um plano de consolidação da internacionalização, a partir dos resultados das análises realizadas com sugestões para o alinhamento das estratégias e ações de internacionalização aos princípios do ODS 17, de modo a fortalecer as parcerias globais da instituição. Palavras-Chave: Internacionalização, Cooperação Internacional, Desenvolvimento Sustentável, Instituição de Ensino Superior.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo à Instituição - PRISCILA REZENDE DA COSTA