PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DIANA LIMA DE MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA LIMA DE MOURA
DATA: 29/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: CTDR - UFPB - Unidade Acadêmica Reitor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque
TÍTULO: IDEALIZAÇÃO, CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AVALIAÇÃO DE UM PERCURSO HISTÓRICO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Políticas Públicas; Políticas de Expansão; REUNI; CTDR/UFPB
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A educação possui um papel crucial no desenvolvimento de uma nação. Em se tratando de educação superior, esta desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social, econômico e cultural de um país. Nesse sentido, as políticas públicas voltadas para a educação superior são essenciais para garantir o acesso equitativo, a qualidade e a relevância dessa etapa educacional. A ampliação do acesso ao ensino superior tornou-se evidente, no Brasil, na década de 1990, a partir da criação de programas e ações para promoção de grupos historicamente excluídos: como estudantes de baixa renda, afrodescendentes e indígenas. Entre as iniciativas, destacam-se: o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), este voltado para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para efeito desse estudo, nosso enfoque incidirá sobre as políticas voltadas às IFES. O presente trabalho se aprofundará no REUNI, uma das políticas criadas pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, no ano de 2007, que tinha como principal objetivo cumprir a meta de expansão da oferta da educação superior, prevista no Plano Nacional de Educação. Após seu lançamento, o governo publicou uma cartilha com diretrizes, para que as instituições que desejassem aderir ao programa elaborassem seus projetos e submetessem à aprovação de seus respectivos conselhos superiores. A UFPB elaborou seu projeto e submeteu ao Conselho Universitário, visando a consolidação da instituição, em suas dimensões acadêmicas e administrativas. No presente trabalho, nos aprofundaremos na proposta de ação inovadora complementar apresentada no Projeto REUNI da UFPB: a criação do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). Neste sentido, constituiu-se como nosso objetivo geral analisar como se deu a criação e a implantação das metas, propostas pelo Projeto REUNI/UFPB, do/no Centro de Tecnologia do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional, no período de 2008 a 2019. Para atender a este objetivo, metodologicamente, foi realizado, inicialmente, o levantamento do estado do conhecimento (Morosini; Fernandes, 2014), e analisados documentos públicos e o aparato legal de criação e implantação das metas propostas pelo REUNI/UFPB, além das respostas dadas pelos gestores estratégicos, verificando o cumprimento (ou não) das metas propostas, com vistas à elaboração de um relatório técnico gerencial, demonstrando as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do CTDR, através da aplicação da análise SWOT (FOFA). Os dados foram analisados, qualitativamente, através de estatística descritiva (com apresentação sob a forma de tabelas, quadros e gráficos) e análise de conteúdo (Bardin, 1977). Após a análise dos dados, foi possível confirmar que o CTDR cumpriu parcialmente suas metas, porém, a missão idealizada de contribuir para o desenvolvimento regional e local tem sido cumprida, parcialmente, sendo registrados alguns importantes aspectos pela pesquisa e apontando para a necessidade de estudos sobre impacto social e econômico, para aprofundar os nossos achados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo à Instituição - Cassiano Caon Amorim