PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO DOS SANTOS
DATA: 30/08/2024
HORA: 08:00
LOCAL: SALA REMOTA MEET
TÍTULO: INTERNACIONALIZAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE DA UEPB: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE FINANCIAMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação; Financiamento; Internacionalização; CAPES
PÁGINAS: 81
RESUMO: As políticas de financiamento prevista no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) são muito relevantes para o ensino superior, especialmente, para os programas de pós-graduação no Brasil, oriundos de um contexto de desfavorecimento que impossibilitam sua consolidação no processo de internacionalização. Esse indicador é uma preocupação crescente para os PPGs., sendo um desafio para a gestão educacional, particularmente para o Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), alcançar o nível de internacionalização sob análise do processo de avaliação de curso, realizado pela CAPES. O tema deste estudo resulta de questionamentos de como a política de internacionalização é analisada, em razão de ser um fator impactante na política de avaliação da CAPES, quando da análise da estrutura dos programas de pós-graduação e sua contribuição para que PPGs. Possam crescer nesse quesito, haja vista, perceber-se que há dissincronia entre o financiamento do programa, sua rotina de funcionamento e à avaliação da CAPES. Investigar os fatores ou critérios publicizados pela CAPES e suas possíveis contribuições para fazer com que os PPGs., em especial o PPGLI, possam conseguir alcançar o patamar da internacionalização requerida. A presente pesquisa apoia-se em uma abordagem metodológica qualitativa, com características aplicada/exploratória, documental e bibliográfica. A população desta pesquisa constitui-se no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, escolhido como objeto de estudo, por razão de ser o primeiro curso criado na instituição. Para a coleta de dados, fora feito uma busca e seleção de dados nos portais: transparência da UEPB; Dados Abertos CAPES); Plataforma Sucupira, além da legislação que reza sobre o assunto. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise dos dados, elaborar-se-á como produto técnico tecnológico, um relatório técnico que se configura como uma ferramenta essencial para acompanhar, orientar, assessorar e dar suporte aos gestores na tomada de decisão.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Externo à Instituição - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO