PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GUTEMBERG DE LIMA DAVI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUTEMBERG DE LIMA DAVI
DATA: 30/08/2024
HORA: 14:30
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO: O PROCESSO DE EXPANSÃO E DE INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA: O CASO DO CAMPUS GUARABIRA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior; Expansão; Interiorização, Instituto Federal.
PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Diante das históricas situações de elitização da educação superior e centralização de oportunidades, situadas, principalmente, nas grandes cidades do país, pode-se observar que houve, nas últimas duas décadas, um movimento político-institucional inverso que deu impulso à possibilidade do acesso ao ensino superior para as camadas sociais que historicamente foram excluídas da vida acadêmica. Após sistemáticas provocações de setores da sociedade, entre os anos 2000 e 2015, o governo Federal criou algumas iniciativas de democratização do acesso, financiamento, expansão, permanência, inclusão e avaliação da educação superior, com destaque para os programas: Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (FIES), o Programa Expandir, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Programa Universidade para Todos (PROUNI), Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Lei n.º 11.195/2005), criação dos Institutos Federais (Lei n.º 11.892/2008) e a política de cotas sociais e raciais. Esse conjunto de iniciativas se desenvolveu em paralelo à expansão e interiorização dos Institutos Federais (IFs), entidade ligada ao Ministério da Educação (MEC) e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) que oferta cursos técnicos e superiores para cidades brasileiras, sobretudo àquelas mais afastadas das capitais. Diante desse cenário, o presente estudo apresenta uma pesquisa exploratória e descritiva de natureza qualitativa, tendo como objetivo geral analisar o processo de expansão e interiorização do Instituto Federal da Paraíba por meio da implantação dos cursos superiores no Campus Guarabira. Como objetivos específicos, o trabalho pretende situar o processo histórico-legal do ensino superior no Brasil com ênfase nos Institutos Federais, bem como revelar o desenvolvimento da política de expansão e interiorização da educação superior, descrevendo os aspectos político, socioeconômico e institucional no processo de instalação do Campus Guarabira do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, analisando as possíveis relações dos seus atores institucionais e seus fatores relevantes e determinantes para implementação dos cursos superiores ofertados na unidade. O estudo compreende o período pós-instalação do primeiro curso superior no Campus Guarabira, em 2011, na fase III da expansão do IFPB, até a inauguração da sede definitiva, em 2019. A partir das investidas no campo empírico, este trabalho resultou na elaboração de um produto em mídia digital, estilo podcast educacional, sobre o processo de expansão e interiorização do IFPB Campus Guarabira, além da análise dos aspectos institucionais visando auxiliar à gestão do IFPB no aperfeiçoamento dos processos de implementação de novas unidades descentralizadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo à Instituição - DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA