PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ROSA CASSIA TRINDADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSA CASSIA TRINDADE
DATA: 30/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER: O IMPACTO DA GESTÃO DO CUIDADO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO SERVIÇO DE SAÚDE HOSPITALAR
PALAVRAS-CHAVES: Hospital universitário; Gestantes; Educação em saúde; Saúde da mulher; Tecnologia educacional; Sistema Único de Saúde.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), como hospital-escola vinculado à Universidade Federal da Paraíba, desempenha um papel central na prestação de serviços de saúde especializados, especialmente no atendimento à saúde da mulher. A saúde materna está em uma agenda de prioridades na saúde pública no Brasil, sendo instituídas diversas políticas para promover melhorias neste âmbito. A gestação é um fenômeno fisiológico com mudanças de ordem física, social e emocional, e nas instituições de saúde, a gestão de documentos pode auxiliar na padronização do cuidado e fortalecer a comunicação efetiva com as usuárias dos serviços, de maneira mais objetiva e de forma inclusiva. Assim, a Educação em Saúde evidencia-se como essencial no desenvolvimento de ações voltadas para as gestantes, seja no processo de gestação, parto e puerpério, e pode favorecer na criação de um ambiente propício para troca de informações entre gestantes, família e equipe multiprofissional. Dessa forma, questiona-se: de que forma a comunicação dos serviços disponíveis para as gestantes pode ser aprimorado no HULW/UFPB? A utilização de um vídeo educativo poderia auxiliar nesse processo? Quais são as informações mais relevantes a serem passadas para as gestantes, mães, pais, familiares e usuários do SUS em geral sobre a oferta dos serviços da Unidade de Saúde da Mulher? Como facilitar o acesso das informações dos serviços da Unidade de Saúde da Mulher à população de forma mais dinâmica? De que forma esses conteúdos podem se tornar mais acessíveis a população de variados níveis instrucionais? Nesse sentido, as tecnologias em saúde podem atuar enquanto ferramentas concretas, desenvolvendo, através da pesquisa e experiência cotidiana, contribuições para a produção de conhecimentos científicos a serem socializados. Para responder a esses questionamentos, elegeu-se como objetivo geral desta pesquisa aprimorar a comunicação dos serviços disponíveis para gestão do cuidado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) – João Pessoa/PB para o público de gestantes, familiares e outros usuários do SUS. Enquanto passos para alcançar o objetivo geral posto, foram elencados como objetivos específicos: (a) Elaborar um roteiro educativo sobre os serviços de saúde da mulher oferecidos pelo HULW; (b) Validar o conteúdo do roteiro educativo com especialistas na área de saúde da mulher; (c) Validar o conteúdo por meio de um storyboard a ser disponibilizado para as usuárias do HULW; (d) Produzir um vídeo educacional sobre os serviços de saúde da mulher oferecidos pelo HULW. Quanto à metodologia, trata-se a presente pesquisa de um estudo de natureza educativa, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, bibliográfico e documental. O estudo de desenvolvimento da tecnologia educativa foi desenvolvido no período de agosto de 2023 a julho de 2024 na UMUL/HULW. O conhecimento sobre a temática foi aprofundado a fim de obter o máximo de informações sobre o contexto geral da proposta. Em seguida, foi elaborado um storyboard voltado para as gestantes, pais, família e outros usuários do SUS, referentes aos possíveis serviços prestados na Unidade da Saúde da mulher do HULW de forma mais dinâmica e eficaz, garantindo que o conteúdo fosse acessível a todos. Finalmente, foi realizada a validação do conteúdo por parte de juízes (equipe multiprofissional de saúde) para a produção de tecnologia do tipo vídeo educacional. Para alcançar os resultados apresentados, seis etapas foram realizadas: 1) leitura das normas teóricas e operacionais existentes dentro do serviço; 2) construção de framework ou fluxograma para categorizar e priorizar os conteúdos mais relevantes para as usuárias dos serviços; 3) elaboração do roteiro de vídeo educativo sobre os conteúdos identificados no passo 2; 4) validação do roteiro do vídeo com os juízes; 5) preparação do vídeo com desenhos, informação escrita e falada; 6) validação do conteúdo do vídeo educativo juntamente ao comitê de juízes especialistas. A validação do conteúdo da tecnologia educativa através do storyboard foi realizada por juízes especialistas, profissionais da equipe multiprofissional de saúde. Os juízes especialistas eram, em sua maioria, do sexo feminino com especialização em saúde da mulher, além de um docente com função técnica em metodologia de pesquisa. A construção e validação do conteúdo do storyboard da tecnologia educativa foi concretizada pelas seguintes etapas: conteúdo/roteiro, imagem/cena e som, com personagens, pré-produção, produção, animação e finalização. O roteiro de vídeo educativo foi considerado um material adequado para veiculação de informações seguras para as gestantes, acompanhantes, pais, famílias e usuárias do SUS e que contribuirá com a disseminação de informações através da tecnologia educativa. Nesse sentido, a tecnologia de Educação em saúde fomentará a criação de espaços de diálogos entre as usuárias, famílias, permitindo as gestantes empoderamento, atitude, conhecimentos em relação aos serviços e os cuidados no dia parto. Conclui-se, ao fim da pesquisa, que o desenvolvimento de materiais informativos acessíveis e compreensíveis podem promover uma comunicação mais eficaz, ampliando o acesso aos serviços de saúde, especialmente para um público com variadas idades e níveis educacionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Interno - 057.606.354-17 - ALINE VIEIRA DE LIMA NUNES - UFCG
Interno - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Externo à Instituição - FABIA BARBOSA DE ANDRADE