PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: MIDORE YASMIN SANTOS HIPOLITO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIDORE YASMIN SANTOS HIPOLITO
DATA: 26/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Centro de Educação - PPGAES
TÍTULO: Internacionalização da Educação Superior: Análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Instituto Federal da Paraíba com foco no ODS 17
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização, Cooperação Internacional, Desenvolvimento Sustentável, Instituição de Ensino Superior.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A internacionalização na educação superior não se restringe à mobilidade acadêmica e à colaboração entre universidades, abrangendo também inovação tecnológica, desenvolvimento econômico, questões sociais e desenvolvimento sustentável ao promover apoio a pesquisas e práticas que abordam soluções para desafios globais. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa consiste em compreender como os princípios do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 17 (ODS 17) da Agenda 2030 da ONU estão sendo integrados às estratégias e ações de internacionalização do IFPB, visto que o ODS 17 foca em fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. O referencial teórico fundamenta-se nos conceitos de Internacionalização da Educação Superior e na Agenda 2030. Quanto à metodologia adotada, a pesquisa classifica-se como descritiva com abordagem qualitativa e, quanto ao procedimento técnico, caracteriza-se como documental. Os dados foram coletados por meio de documentos institucionais disponibilizados em meios eletrônicos, com a finalidade de realizar uma análise situacional e compreender o contexto da internacionalização na instituição. A análise favoreceu a identificação das práticas alinhadas ao ODS 17, bem como lacunas e fragilidades no processo de implementação da Agenda 2030 no âmbito da internacionalização. Os resultados da pesquisa demonstraram que a instituição desenvolve diversas ações de internacionalização de forma estruturada, com destaque para parcerias e ações de cooperação internacional no âmbito do ODS 17,no entanto, observa-se que há limitações na implementação de iniciativas direcionadas para a Agenda 2030, principalmente quanto à temáticas específicas na área de desenvolvimento sustentável. Como recomendação, a pesquisa sugere um maior alinhamento das práticas de internacionalização aos objetivos previstos no ODS 17. O produto técnico e tecnológico resultante desta pesquisa consiste em um relatório técnico que apresenta os principais resultados obtidos, bem como recomendações de boas práticas e propostas de ações voltadas para um maior alinhamento das práticas de internacionalização em consonância com os princípios do ODS 17.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo à Instituição - PRISCILA REZENDE DA COSTA