PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOSE OLIVEIRA DE AMORIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE OLIVEIRA DE AMORIM
DATA: 27/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÕES DE UM PROGRAMA INTERDISCIPLINAR NA COMUNIDADE DA PENHA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior, Extensão Universitária; Mobilização e Participação comunitária.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: O estudo investiga o processo de mobilização e participação comunitária, a partir do Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária (PIAC) como uma atividade contínua de extensão universitária que visa integrar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a comunidade da Penha, em João Pessoa- PB. Busca analisar os avanços e contradições na construção de uma sociedade produtiva e sustentável, reconhecendo os desafios e avanços na melhoria da qualidade de vida da comunidade. A análise considera a evolução histórica e social da Comunidade da Penha e a valorização da participação ativa dos moradores, originalmente como uma comunidade de pescadores, agora voltada para o turismo, com problemas socioeconômicos resultantes dessa transição, como acesso limitado a serviços básicos e falta de oportunidades de emprego. A pesquisa adota como procedimentos metodológicos a entrevista semiestruturada com lideranças comunitárias, estudantes e professores. Os resultados evidenciaram que a comunicação efetiva entre agentes externos e membros da comunidade é essencial para a construção de projetos adaptados às realidades locais, fortalecendo o protagonismo comunitário e promovendo o desenvolvimento sustentável. As atividades de extensão, quando bem estruturadas, contribuem para a formação cidadã, a valorização cultural e ambiental, e a melhoria da qualidade de vida. Contudo, desafios como a superação de práticas assistencialistas e a necessidade de metodologias participativas ainda limitam a efetividade de algumas ações. Destaca-se que a integração entre universidade e sociedade enriquece a formação acadêmica, impulsiona transformações significativas nas comunidades, promovendo justiça social e ambiental. Projetos como o PIAC mostram que a colaboração entre academia e sociedade é uma ferramenta para alcançar o desenvolvimento sustentável, inclusão e redução de desigualdades. A institucionalização e o planejamento participativo são essenciais para ampliar os benefícios dessas iniciativas
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1814687 - LINCOLN ELOI DE ARAUJO