PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: REBECCA BESERRA NOGUEIRA JERÔNIMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REBECCA BESERRA NOGUEIRA JERÔNIMO
DATA: 28/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Laboratório de Informática 1
TÍTULO: A precarização do trabalho e a formação stricto sensu dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior – PPGAES da Universidade Federal da Paraíba (2023 - 2025)
PALAVRAS-CHAVES: Precarização do trabalho; formação continuada; técnicos administrativos; ensino superior; políticas públicas.
PÁGINAS: 40
RESUMO: A formação dos técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES) desempenha um papel essencial para a qualidade dos serviços prestados no ambiente acadêmico. No entanto, a precarização do trabalho impõe desafios significativos a estes, dificultando o acesso à capacitação e impactando diretamente sua qualificação. O presente estudo tem como objetivo compreender a relação entre a formação e a precarização do trabalho de discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa investiga essa relação, discutindo o acesso a direitos relacionados à capacitação e às políticas públicas voltadas à formação continuada. Além disso, a pesquisa busca mapear as condições de trabalho desses profissionais, identificar os principais obstáculos enfrentados e propor soluções para mitigar os impactos negativos da precarização na formação dos servidores. Quanto à metodologia, segundo a natureza, classifica-se como aplicada e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, considera-se uma pesquisa de campo, envolvendo a coleta direta de dados junto aos técnicos administrativos vinculados ao PPGAES. O produto técnico deste estudo é a elaboração de um protótipo de aplicativo destinado a centralizar informações, manuais, legislações e documentos que assegurem os direitos dos técnicos administrativos no que se refere à sua qualificação profissional. Esse aplicativo visa facilitar o acesso às normativas e incentivar a formação continuada, promovendo maior transparência e acessibilidade às informações. Ao abordar essas questões, a pesquisa contribui para o debate sobre a valorização dos técnicos administrativos e a aplicação de políticas públicas mais efetivas, visando garantir melhores condições de formação e trabalho no âmbito das IES. Dessa forma, espera-se que o estudo forneça subsídios para o aprimoramento da gestão pública no ensino superior, fortalecendo o papel estratégico desses profissionais e impulsionando a qualidade da educação superior no Brasil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Externo ao Programa - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS