PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO DA SILVA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO DA SILVA CARVALHO
DATA: 08/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: O USO DAS FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO CAMPUS V DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Pesquisa; escrita acadêmica; Inteligência Artificial; Ética na pesquisa; educação superior.
PÁGINAS: 78
RESUMO: A Inteligência Artificial está cada dia mais presente em nossas vidas, seja em nossas mãos, através dos celulares, seja na medicina ou até mesmo na astronomia, através de algoritmos complexos para detectar planetas. A fácil disponibilidade dessa tecnologia certamente atingiria a educação, especialmente a educação superior. Entretanto, faz-se necessária uma profunda análise de seus impactos e filtrá-los para que as ferramentas de Inteligência Artificial possam ser utilizadas de forma coerente e ética. O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições e os limites do uso das ferramentas de Inteligência Artificial no curso de Relações Internacionais do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, buscando compreender como elas podem auxiliar na realização ética das pesquisas acadêmicas. Para isso, será realizado um estudo sobre a Inteligência Artificial, sua evolução no tempo e as ferramentas de IA da atualidade, bem como a atenção ao campo da Ética e da Ética Acadêmica, explorando o plágio acadêmico, dando ênfase ao ciberplágio e o Outsourcing (terceirização). A pesquisa empírica se dará por meio de uma atividade utilizando duas ferramentas de Inteligência Artificial com estudantes do curso de Relações Internacionais da referida Universidade, considerando seu uso na pesquisa acadêmica, seguida pela aplicação de um breve questionário para os docentes do curso, além da realização de um grupo focal com os discentes participantes da atividade. A análise dos dados gerados seguirá recorrendo ao método hermenêutico-fenomenológico de Gadamer. Assim, pretende-se concluir este trabalho com a visão de que as Inteligências Artificiais podem ser bastante valiosas nas pesquisas acadêmicas, oferecendo uma gama de possibilidades ao pesquisador. Todavia, o uso dessas ferramentas exige uma boa análise ética, para que assim, direitos e deveres sejam observados, conduta mínima esperada de um pesquisador responsável. Destarte, esta pesquisa contribuirá para a reflexão acerca das Inteligências Artificiais, apontando possibilidades de uso de forma ética e responsável.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 2568498 - LEBIAM TAMAR GOMES SILVA
Externo à Instituição - CASSIO CABRAL SANTOS