PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAVIA RODRIGUES MARTINS BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAVIA RODRIGUES MARTINS BARROS
DATA: 28/07/2016
LOCAL: Sala de reuniões do Centro de Educação
TÍTULO: A transparência passiva na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Universidade. Transparência. Democratização
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo investigar de que forma a transparência passiva pode potencializar a participação social, possibilitando que se tenha uma universidade mais democrática e eficaz. Torna-se oportuno investigar se as práticas de transparência na universidade estão adequadas de acordo com a Lei de Acesso a Informação - LAI. Entende-se como relevante responder o seguinte: Como vem a UFPB disponibilizando a transparência pública? Ela se encontra atendendo à demanda do público universitário? Para tanto, utilizamos o diálogo com os teóricos Antunes (2004); Bobbio (2004, 2015); Campos (1990); Chauí (2001); Casttels (2010); Santos (2014) e demais referenciais que atendem a pertinência temática e contexto das políticas públicas no ensino superior. A metodologia utilizada foi ancorada na abordagem qualitativa, do tipo dialética. Utilizou-se, ainda, a pesquisa do tipo monográfica e de campo recorrendo ao tripé: bibliográfico, documental e coleta de dados, através de aplicação de questionário, por fim, procedemos a análise de conteúdo, do tipo análise temática. Os resultados preliminares apontam que o público universitário da UFPB ainda não utiliza todos os recursos disponíveis da transparência institucional e que tais canais ainda precisam ser melhorados para atender as atuais demandas e possibilitar melhor comunicabilidade e democratização do acesso à informação. Palavras-chave: Universidade. Transparência. Democratização.
Presidente - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
Interno - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS