PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VILANNI CAVALCANTI DIAS CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VILANNI CAVALCANTI DIAS CORREIA
DATA: 18/08/2016
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A AVALIAÇÃO DAS REPERCUSSÕES NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DO IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação, Política Pública, Instituto Federal, Administração
RESUMO: A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem sua origem no início do século XX, quando em 1909 são criadas as Escolas de Aprendizes Artífices. No decorrer de sua trajetória, essas escolas recebem inúmeras nomenclaturas, ao passo em que se modificam para atender às complexas demandas da sociedade. Recentemente, tivemos uma mudança significativa, que repercutiu não só na dinâmica educacional da instituição, mas também na sua gestão. Assim, o presente estudo tem como intuito analisar as repercussões da política pública de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET/PB) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) no âmbito da administração central dessa instituição, de modo a contribuir com a avaliação da referida política. Para tal fim, este estudo utilizará de pesquisa documental, representada pelas leis, portarias e dados extraídos dos sistemas do governo e dos relatórios de gestão referentes ao período de 2007 a 2015. Também serão realizadas entrevistas semiestruturadas, com o intuito de analisar a percepção dos atores institucionais nesse processo de transição. Esta pesquisa enfatizará o processo histórico de construção da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração o contexto social, econômico e político, a fim de compreender o cenário em que se deu o processo de construção da política em foco. Considerando que as repercussões da política de criação do IFPB tiveram desdobramentos nos mais diversos seguimentos da instituição, optou-se por aprofundar-se nas transformações ocorridas no âmbito da administração, cuja unidade responsável é denominada atualmente como Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF). A partir de então, será possível construir um diagnóstico, que poderá contribuir com o atual quadro da administração, servindo de subsídio para futuras ações dos gestores.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES