PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA SOUZA XAVIER DE LUNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA SOUZA XAVIER DE LUNA
DATA: 02/08/2016
LOCAL: CEDESP/UFPB
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSTIÁRIAS NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL NA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Bibliotecas Universitárias. Políticas Públicas de Educação. Planejamento Institucional.
RESUMO: RESUMO A falta de parâmetros para avaliar o desempenho das Bibliotecas Universitárias a distanciam cada vez mais do cumprimento da sua função enquanto construtora do conhecimento no ambiente universitário e do seu funcionamento enquanto sistema integrado aos propósitos do ensino superior. Ao aprofundar o estudo da problemática, foi percebido através da própria evolução histórica do ensino superior, das Políticas Públicas e principalmente das Bibliotecas Universitárias, que a raiz do “problema” encontra-se nesse processo, onde as Bibliotecas Universitárias, especialmente após a Reforma Universitária de 1968, foram reestruturadas de maneira centralizada dentro da Universidade, e contemplada de maneira superficial em todos os documentos que formam as bases de estrutura e funcionamento do ensino superior no Brasil. Diante da ausência de instrumentos que fomentassem o desenvolvimento dessas Unidades à nível nacional, a própria comunidade bibliotecária toma a iniciativa de propor um Programa Nacional de Bibliotecas Universitárias, composto por 6 grandes áreas, 12 diretrizes gerais e 46 ações. O PNBU foi criado em 1986 e extinto em 1991, por falta de investimento no auge das políticas neoliberais no país. Essa lacuna existente trouxe sérios prejuízos para todas a Bibliotecas Universitárias brasileiras, especialmente no que diz respeito ao seu planejamento, que passou a não possuir um instrumento que fosse capaz de coordenar, mediar e integrar seu planejamento, que passaram a o fazer de maneira individualizada e cada vez mais refém da administração superior na qual estavam inseridas, principalmente as bibliotecas setoriais. Diante deste cenário, os Sistemas de Bibliotecas se tornam cada vez mais precários, ineficientes quanto à promoção da sociedade do conhecimento e principalmente alheias ao Planejamento da própria Universidade, sendo meramente descritos quanto aos serviços e sua previsão orçamentária, sem qualquer ação concreta que estimule seu desenvolvimento, que reflita na avaliação das mesmas, e sobretudo no apoio ao ensino-aprendizagem da comunidade universitária. A partir disso, o recorte do estudo dar-se-á no Sistema de Bibliotecas da UFPB, perpassando a história do Ensino Superior no Brasil, a construção das Bibliotecas Universitárias no contexto das Políticas Públicas de Educação, sobretudo aos programas voltados para ela, resgatando a função mediadora da biblioteca na sociedade do conhecimento, para finalmente aprofundar as questões acerca do planejamento institucional, tendo como base o PNBU. Palavras-Chave: Bibliotecas Universitárias. Políticas Públicas de Educação. Planejamento Institucional.
Presidente - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
Interno - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO