PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAS JERONIMO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAS JERONIMO DOS SANTOS
DATA: 30/08/2016
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: MAPEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DOS ASSISTENTES EM ADMINISTRAÇÃO DA UFPB: subsídios para o fortalecimento da gestão por competências
PALAVRAS-CHAVES: Gestão por Competências. Mapeamento de Competências. Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo a construção de um mapeamento das competências profissionais dos assistentes em administração da Universidade Federal da Paraíba, visando ao fortalecimento da Gestão por Competências na instituição. Tomando por base que com a Gestão por Competências as organizações buscam alinhar suas estratégias de atuação com as competências das pessoas que a compõe, a Administração Pública Federal adotou o referido modelo de Gestão de Pessoas com a instituição da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), por meio do Decreto 5.707/2006. Em conformidade com as diretrizes da Alta Administração Pública, a Universidade Federal da Paraíba institucionalizou em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014 – 2018) um conjunto de diretrizes, objetivos, metas e ações na atuação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) visando à implantação da Política de Gestão de Pessoas por Competência (PGPC) e da Política de Gestão de Desempenho por Competências, entre outras. Nesse fulcro, esse estudo se propõe a perpetrar um Mapeamento de Competências Profissionais dos assistentes em administração como contribuição ao fortalecimento da Gestão por Competências em implantação na instituição. A pesquisa em tela pode ser classificada como do tipo aplicada, exploratória e descritiva, como também documental, na forma de estudo de caso, com enfoque qualitativo e quantitativo. Julga-se coerente a utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados será efetuada por meio da Análise de Conteúdo (Categorias) de Bardin (1997). Os sujeitos participantes serão os assistentes em administração, os Agentes de Gestão de Pessoas e os gestores da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). O Mapeamento das Competências está sendo construído com base no Guia de Gestão da Capacitação por Competências do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal e o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES