PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBERNES ALCÂNTARA DE MACÊDO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERNES ALCÂNTARA DE MACÊDO
DATA: 09/09/2016
HORA: 00:00
LOCAL: SEDESP/UFPB
TÍTULO: OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO À
DISTÂNCIA NAS IFES: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA
GRANDE - UFCG
PALAVRAS-CHAVES: Educação à Distância. Instituições Federais de Ensino Superior.
Institucionalização
PÁGINAS: 73
RESUMO: RESUMO
Esse estudo visa apresentar as particularidades apresentadas no desenvolvimento da Educação
à Distância (EAD) no Brasil, pautando-se principalmente na tentativa de entender como o
processo de institucionalização dessa modalidade de ensino está se desenvolvendo e,
especialmente, alinha-se a proposta institucional da Universidade Federal de Campina Grande.
Assim sendo, a pesquisa se inicia e se delineia objetivando compreender como os aspectos
administrativos, financeiros/orçamentários, acadêmicos e tecnológicos entravam o processo de
institucionalização da Educação à Distância na Universidade Federal de Campina Grande
UFCG, buscando assim, identificar, na gestão institucional da UFCG, os aspectos
administrativos, financeiros/orçamentários e ainda analisar, estrutura didático-pedagógico da
UFCG, os aspectos acadêmicos e tecnológicos que dificultam a institucionalização na EAD
nessa instituição de Ensino Superior, bem como, verificar que aspectos na infraestrutura de
Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) e de Recursos Humanos da Universidade que
entravam a concreta implantação da EAD na UFCG. Para atingir esses objetivos primeiramente
o estudo fundamenta-se teoricamente na visão histórica da EAD no mundo e no Brasil,
estruturado nas definições propostas na literatura sobre a EAD; segue também as abordagens
gerenciais da EAD, bem como, ampara-se na legislação nacional que fundamenta e estrutura a
EAD no país. Metodologicamente, a pesquisa tem natureza aplicada, uma vez que buscará
entrelaçar a reflexão teórica acerca do fenômeno EAD/UFCG, focalizando os obstáculos que
dificultam a institucionalização da EAD e propor uma aplicação prática para UFCG e traz como
enfoque a pesquisa Qualitativa através de análise documental, realizada através da pesquisa
bibliográfica e pesquisa documental realizada nos documentos institucionais da Universidade
Federal de Campina Grande UFCG, no intuito de identificar e, sobretudo, compreender os
aspectos que dificultam o processo de institucionalização da Educação à Distância na
Organização. Por fim, serão feitas as considerações finais acerca do conteúdo da Educação à
Distância pesquisado e estudado, bem como, apresentar uma aplicabilidade prática do estudo
no âmbito da Universidade Federal de Campina Grande UFCG, provenientes da análise e
interpretação dos resultados dessa pesquisa.
Palavras-Chave: Educação à Distância. Instituições Federais de Ensino Superior.
Institucionalização;
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA