PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLA MEDEIROS LOPES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLA MEDEIROS LOPES RIBEIRO
DATA: 30/08/2016
LOCAL: CEDESP UFPB
TÍTULO: A Implantação e implementação do PRONATEC no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas Educacionais. PRONATEC. Avaliação de políticas pública
RESUMO: A partir dos anos 2000 foi implantada uma série de políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade de vida da população mais pobre, desde ações de caráter compensatório, a exemplo do Programa Bolsa Família, até outras que atuam por meio da inclusão produtiva e inserção no mercado de trabalho, a exemplo do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Este trabalho tem como perspectiva de análise avaliar a implantação e implementação do PRONATEC no IFPB, visando, precipuamente, verificar se: a) este programa gera uma qualificação sólida e integral; b) se o projeto pedagógico é bem fundamentado e adequado para cumprir seu objetivo; c) se o investimento público é suficiente e bem utilizado para consecução dos seus fins; d) quais os rumos que estão sendo tomados na educação profissional no Brasil. A análise deste trabalho fundamenta-se num perspectiva de cunho qualitativo, baseado no método histórico e de caráter explicativo. Para fins dos objetivos que nos propusemos para realizar este estudo apontamos, inicialmente, o caráter contraditório e ambíguo da relação Estado, Sociedade e Educação quanto ao processo de formação da mão de obra e o papel das instituições públicas nesse processo. A narrativa da pesquisa se deu por meio de uma contextualização histórica da educação profissional e da conjuntura política, econômica e educacional. Buscou-se avaliar como se deu a implantação e a implementação desta politica no IFPB. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores do Programa no IFPB, através dos quais coletamos dados que nos permitiam analisar os resultados iniciais do PRONATEC/IFPB. De modo a cotejar os resultados desta política tendo em vista os princípios da eficiência, eficácia e efetividade, e quais os resultados alcançados pelo IFPB.
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR