PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO HENRIQUE LUCENA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO HENRIQUE LUCENA DA COSTA
DATA: 20/07/2016
HORA: 00:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: ESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB E A EVOLUÇÃO DOS SEUS INDICADORES DE DESEMPENHO.
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca universitária, Avaliação institucional, SINAES.
PÁGINAS: 74
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o desempenho da avaliação institucional e de curso para o desenvolvimento da Biblioteca Central no contexto da política de gestão e avaliação, mediante os parâmetros de avaliação do MEC, a partir da criação do SINAES. Tendo como hipótese, o pressuposto de que com o advento do REUNI, várias condições e possibilidades surgiram, sobretudo na ampliação dos recursos e investimentos para as Universidades federais, em consequência disso, tendo reflexo direto nas Bibliotecas, que são Órgãos vinculados aos sistemas universitários. A fundamentação teórica teve como base as temáticas Reforma do estado e políticas públicas no ensino superior (universidade/sociedade, e educação superior); Gestão educacional (avaliação institucional e do ensino superior), SINAES; e Biblioteca universitária (políticas públicas para bibliotecas universitárias, gestão, planejamento e avaliação de bibliotecas). No que concerne à metodologia, o caminho percorrido para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados, foi a adoção da pesquisa exploratória e descritiva, e qualitativa do ponto de vista da forma de abordagem do problema. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos adotados, representados por duas técnicas – coleta de informações e análise dos dados. Para a primeira será necessário o levantamento de dados de diversas fontes, independente de qual seja o método utilizado, esses dados podem ser coletados de forma bibliográfica e documental direta e indireta. Enquanto que para a segunda foram escolhidas a análise descritiva da temática documental e a análise de conteúdo. No que se refere ao paradigma do método ou método de abordagem, foi escolhida a hermenêutica que tem relação com o método compreensivo de Weber. O instrumento a ser utilizado será análise direta das fichas de avaliações utilizadas pelo MEC nas avaliações de cursos e institucionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Interno - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND