PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN LEITE MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN LEITE MOREIRA
DATA: 20/07/2016
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Educação superior, Graduação, Estágio curricular.
RESUMO: O presente projeto de pesquisa objetiva analisar as contribuições do estágio curricular supervisionado não-obrigatório interno, desenvolvido por estudantes de Pedagogia da UFPB/Campus I, para a formação nos processos de organização e gestão de Instituições de Ensino Superior. Pretendemos realizar uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. O trabalho empírico terá como foco os estagiários do curso de Pedagogia, contemplados com bolsa-estágio que realizam atividades na área da gestão educacional nos setores administrativos da UFPB, bem como seus respectivos supervisores e professores orientadores do estágio. A pesquisa será iniciada por uma revisão bibliográfica sobre estágio e formação do pedagogo com foco na gestão, bem como por uma pesquisa documental (leis, decretos, portarias, resoluções). Realizaremos a técnica de grupo focal com os estagiários e uma entrevista semiestruturada com os supervisores e com os professores orientadores dos estagiários. O tratamento dos dados da pesquisa se dará por meio da análise de conteúdo. O presente estudo, além do capítulo introdutório, em que contextualizamos nosso objeto de estudo, e das conclusões, em que buscaremos apontar (re)direcionamentos ao problema de pesquisa, estrutura-se em outros três capítulos: “A Pedagogia, o Pedagogo e a Gestão Educacional”, “Experiência formativa dos estagiários-bolsistas de Pedagogia em setores administrativos da UFPB/Campus I” e “ A contribuição do bolsa-estágio para a formação na área da gestão de instituições de ensino superior”. Nesse contexto, buscaremos contribuir e apontar caminhos a serem percorridos na busca da qualidade dessa importante atividade curricular.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ