PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MERCIA FERREIRA DE ASSIS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MERCIA FERREIRA DE ASSIS
DATA: 26/07/2016
HORA: 15:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A permanência e o êxito escolar dos estudantes: um estudo de caso
no Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da
Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Permanência; Êxito Escolar; Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
PÁGINAS: 72
RESUMO: O presente tem por finalidade apresentar o projeto a ser
desenvolvido na pesquisa que objetiva analisar os fatores que favorecem ou
prejudicam a permanência e o êxito escolar dos estudantes do Curso Técnico
em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da
Paraíba. Bem como, também é nossa intenção neste momento, antecipar o
formato que será dado ao texto final a ser apresentado por ocasião da defesa
da dissertação de mestrado. Assim, na introdução apresentamos à justificativa,
o problema, os objetivos, os procedimentos metodológicos desenhados para o
percurso da pesquisa e anunciaremos a estrutura e a organização do relatório
final. Nos capítulos dois e três, aqui consolidados, apresentaremos o aporte
teórico que subsidiará na interpretação dos dados a serem coletados.
Informamos que a pesquisa se constituirá em um estudo de caso no qual
verificaremos se os fatores que têm sido detectados, em outras pesquisas,
como interferentes na permanência e no êxito escolar dos estudantes se
confirmam ou não no caso específico a ser pesquisado. Para a coleta dos
dados utilizaremos um questionário e a técnica de grupo focal com os
estudantes, aplicaremos um segundo questionário junto aos docentes e
faremos uma entrevista com o coordenador do curso. A abordagem será
qualitativa, fazendo uso da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin
(2009). Na interpretação dos dados utilizaremos o modelo conceitual de
performance escolar de Rumberger e Lim (2008) e as concepções teóricas do
francês Bernard Charlot (2013 e 2014) dentre outros. Após a efetivação da
pesquisa finalizaremos apresentando propostas de ações visando à
permanência e o êxito dos estudantes no Curso Técnico em Enfermagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS