PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MERCIA FERREIRA DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MERCIA FERREIRA DE ASSIS
DATA: 26/07/2016
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A permanência e o êxito escolar dos estudantes: um estudo de caso no Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Permanência; Êxito Escolar; Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
RESUMO: O presente tem por finalidade apresentar o projeto a ser desenvolvido na pesquisa que objetiva analisar os fatores que favorecem ou prejudicam a permanência e o êxito escolar dos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Bem como, também é nossa intenção neste momento, antecipar o formato que será dado ao texto final a ser apresentado por ocasião da defesa da dissertação de mestrado. Assim, na introdução apresentamos à justificativa, o problema, os objetivos, os procedimentos metodológicos desenhados para o percurso da pesquisa e anunciaremos a estrutura e a organização do relatório final. Nos capítulos dois e três, aqui consolidados, apresentaremos o aporte teórico que subsidiará na interpretação dos dados a serem coletados. Informamos que a pesquisa se constituirá em um estudo de caso no qual verificaremos se os fatores que têm sido detectados, em outras pesquisas, como interferentes na permanência e no êxito escolar dos estudantes se confirmam ou não no caso específico a ser pesquisado. Para a coleta dos dados utilizaremos um questionário e a técnica de grupo focal com os estudantes, aplicaremos um segundo questionário junto aos docentes e faremos uma entrevista com o coordenador do curso. A abordagem será qualitativa, fazendo uso da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2009). Na interpretação dos dados utilizaremos o modelo conceitual de performance escolar de Rumberger e Lim (2008) e as concepções teóricas do francês Bernard Charlot (2013 e 2014) dentre outros. Após a efetivação da pesquisa finalizaremos apresentando propostas de ações visando à permanência e o êxito dos estudantes no Curso Técnico em Enfermagem.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ