PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO ANTONIO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO ANTONIO DE LIMA
DATA: 01/09/2016
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: O PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL AO ALCOOLISTA E OUTROS DEPENDENTES QUÍMICOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: Aproximação e Distanciamento da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal
PALAVRAS-CHAVES: uso abusivo de álcool, serviço público e PAIAD.
RESUMO: O Programa de Atenção a Integral ao Alcoolista e outros Dependentes Químicos - PAIAD foi criado em 1993 pela Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, com o objetivo de atender os servidores da instituição com comportamento problemático de uso de bebidas alcoólicas, atualmente o Programa encontra-se inativo. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo discutir de que forma o Programa de Atenção Integral ao Alcoolista e outros Dependentes Químicos – PAIAD, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, antecipa e contempla aspectos da política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal. Para isso, este estudo se debruçará sobre uma pesquisa documental a respeito da história do PAIAD, no período de sua vigência na UFPB e entrevistas semi-estruturadas com sujeitos que participaram da criação e/ou das atividades que possam se posicionar sobre a experiência que tiveram no Programa. Também serão entrevistados sujeitos da Coordenação de Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador da UFPB Campus I, com o objetivo de referenciar as atividades desenvolvidas no contexto atual com relação às ações preventivas para o uso abusivo das bebidas alcoólicas direcionadas aos servidores. Esta pesquisa utilizará no percurso metodológico o método Comparativo. Os dados serão analisados dentro de um enfoque qualitativo e a discussão a partir da Análise de Conteúdo.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ