PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: EVANDRO SOARES COSTA FILHO

DISCENTE: EVANDRO SOARES COSTA FILHO
DATA: 15/12/2016
LOCAL: CEDESP - UFPB
TÍTULO: EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma avaliação dos impactos do REUNI no curso de Serviço Social da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Expansão; Democratização; REUNI; Privatização.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO: O atual processo de expansao da educacao superior ocorre em consonancia com as mudancas contemporaneas, identificadas na producao e na valoracao do capital, as quais estao articuladas a uma agenda politica transnacional mediada pelos ditames da reestruturacao produtiva e do neoliberalismo. Todavia, esse processo ganha reforco com o advento da reforma administrativa do Estado brasileiro gerenciada nos anos 1990, que se apresenta com intuito de redefinir as funcoes do aparato estatal. Reforma-se, assim, o Estado com enfase nas privatizacoes e mercantilizacoes dos servicos sociais, sendo desprezadas as conquistas de 1988 no terreno da seguridade social e das demais politicas, como a educacao. Procedeu-se, pois, com o corte de verbas das universidades publicas, a formacao das fundacoes de apoio, o estreitamento com o setor empresarial e a intensificacao do ajuste do ensino as exigencias do mercado. Como forma de consolidar um novo modelo de universidade, o governo Lula institui, no ano de 2007, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturacao e Expansao das Universidades (REUNI) que integra o conjunto das politicas de ampliacao das oportunidades de acesso e da permanencia a estudantes provenientes das classes sociais historicamente menos favorecidas, o que sinaliza um compromisso com aspectos concernentes a democratizacao do ensino superior publico. A partir desses pressupostos, o estudo se propoe investigar o atual processo de expansao e democratizacao da educacao superior, com enfase nos impactos do REUNI no curso de graduacao em Servico Social da UFPB, tendo em vista os efeitos deflagrados pela maneira que ocorreu a ampliacao do numero de vagas discentes ofertadas no curso de Servico Social a partir da adesao do Projeto REUNI-UFPB no ano de 2008. Trata-se de uma pesquisa de avaliacao ex post, que privilegiara uma dimensao quanti-qualitativa. Para tanto, recorre-se ao metodo historico dialetico, tomando como referencia a categoria possibilidade-realidade para a analise do objeto. No tocante aos procedimentos tecnicos, optou-se pela pesquisa bibliografica e documentalem torno delegislacoes concernentes a area da educacao superior e do REUNI, do projeto de adesao da UFPB ao Programa, das atas de reunioes realizadas no Conselho do CCHLA e no Departamento de Servico Social que tiveram como pauta de discussao o REUNI, dos relatorios de dados da Superintendencia de Tecnologia da Informacao da UFPB, dentre outros. A coleta de dados estendeu aos meses de junho/julho de 2016 sobre as fontes de consulta com lapso temporal de 2003-2014.Cabe, enfim, sublinhar que as atuais investidas no ensino superior intensificam, de forma exponencial, seus ajustes as exigencias do mercado, amparada por uma guinada neoconservadora na educacao superior no Brasil, nos moldes do ideario neoliberal e na racionalidade e logica mercantil, descomprometidos com o direito a educacao publica de qualidade e a acessibilidade as camadas populares da sociedade.
Presidente - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Interno - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA