PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: MARIA DO CARMELO MELO COUTINHO

DISCENTE: MARIA DO CARMELO MELO COUTINHO
DATA: 21/02/2017
LOCAL: CEDESP/UFPB
TÍTULO: Programa de Coleta Seletiva Solidária na Universidade Federal de Campina Grande: O caso da Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (COTRAMARE)
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS CHAVE: Coleta Seletiva. Condições de vida; Meio ambiente
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo estudar como se deu a implantacao do Programa de Coleta Seletiva Solidaria na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com a especial atencao averiguar as condicoes de vida dos catadores da Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Reciclaveis (COTRAMARE), beneficiarios do material coletado pelo Campus I desta Universidade. O enfoque dado a pesquisa foi predominantemente qualitativo, possibilitando que os sujeitos expressassem, de forma livre e espontanea, suas opinioes e sentimentos, expressoes da subjetividade que sao de toda importancia, assegurando, assim, o carater qualitativo priorizado na abordagem. Com relacao aos procedimentos tecnicos, foi utilizada pesquisa bibliografica e documental e, como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas. A analise dos dados indicou melhoria nas condicoes dos trabalhadores envolvidos, maior atencao para as questoes ambientais e para maior integracao e valorizacao do trabalho coletivo.
Presidente - 330482 - ELIANA MONTEIRO MOREIRA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS