PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: DIANA SIMOES BRASILEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA SIMOES BRASILEIRO
DATA: 20/02/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPLICAÇÕES SOBRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE-PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior; Expansão; Financiamento; Público; Privado.
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar as politicas publicas de expansao e financiamento do ensino superior e suas implicacoes sobre as instituicoes publicas e privadas de ensino superior da cidade de Campina Grande-PB, no periodo de 2007 a 2014. Para melhor fundamentarmos nosso estudo, partimos de um breve relato sobre as reformas da educacao superior brasileira. Discutimos as principais repercussoes da reforma do Estado para as politicas da educacao superior da decada de 1990. Apontamos tambem que o lado mais visivel das reformas e a mercantilizacao do conhecimento cientifico e discutimos as principais orientacoes dos organismos internacionais para o ensino superior. Num segundo momento, analisamos as politicas de expansao e financiamento, procuramos apreender as alteracoes que o Estado vem passando em consequencia das propostas e projetos que se configuram pela minimizacao do seu papel e a diminuicao de sua atuacao no campo educacional, dando lugar a entrada de organizacoes de cunho privado. Logo apos, abordamos alguns aspectos relacionados a expansao da educacao superior no Brasil nas ultimas decadas, com especial atencao para as politicas dos programas Fies, ProUni e REUNI. Posteriormente, analisamos as politicas para o ensino superior, sob a otica do publico e do privado, bem como analisamos o redimensionamento dos conceitos dessas categorias e buscamos compreender as estrategias de implementacao e consolidacao de tais transformacoes contemporaneas do capitalismo. Apos esta contextualizacao, apresentamos a sintese dos resultados das implicacoes das politicas publicas de expansao e financiamento sobre as instituicoes de ensino superior da cidade de Campina Grande-PB. Para esta investigacao optamos por desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual adotamos a pesquisa bibliografica-documental. Nesta perspectiva, buscamos focalizar a legislacao educacional brasileira; obras de autores que tem contribuido para o debate acerca das politicas educacionais do ensino superior publico e privado; bem como dados estatisticos concernentes a esse nivel de ensino, no periodo de 2007 a 2014, buscando evidenciar as particularidades.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Externo ao Programa - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES