PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: FERNANDO ANTONIO DE LIMA

DISCENTE: FERNANDO ANTONIO DE LIMA
DATA: 22/02/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE DO TRABALHADOR: o Programa de Atenção Integral ao alcoolista e outros dependentes químicos na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Alcoolismo no trabalho; PAIAD; prevenção e tratamento.
ÁREA: Educação
RESUMO: O Programa de Atencao Integral ao Alcoolista e outros Dependentes Quimicos - PAIAD foi criado em 1993 pela Superintendencia de Recursos Humanos da Universidade Federal da Paraiba, com o objetivo de atender os servidores da Instituicao com comportamento problematico de uso de bebidas alcoolicas. Atualmente, o Programa encontra-se inativo. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o Programa de Atencao Integral ao Alcoolista e outros Dependentes Quimicos – PAIAD, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraiba, contempla aspectos da politica de atencao a saude e seguranca do trabalho do servidor publico federal no sentido de aproximacao e distanciamento. Este estudo se debrucou sobre uma pesquisa documental a respeito da historia do PAIAD, no periodo de sua vigencia na UFPB, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas com sujeitos que participaram da criacao e/ou das atividades e que puderam se posicionar sobre a experiencia que tiveram no Programa. Tambem foram entrevistados sujeitos da Pro–Reitoria de Gestao de Pessoas e Coordenacao de Qualidade de Vida e Saude do Trabalhador da UFPB Campus I, com o objetivo de referenciar as atividades desenvolvidas no contexto atual com relacao as acoes preventivas para o uso abusivo das bebidas alcoolicas direcionadas aos servidores. Os dados foram analisados dentro de um enfoque qualitativo e a discussao a partir da Analise de Conteudo.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS