PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: GIDEON SOARES DA SILVA

DISCENTE: GIDEON SOARES DA SILVA
DATA: 13/02/2017
LOCAL: CEDESP/UFPB
TÍTULO: RETENÇÃO E EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA EXPANSÃO: O CASO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior; Expansão; Retenção e Evasão
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente texto tem como objetivo refletir sobre os fatores que influenciam na retencao e evasao no curso de Engenharia de Alimentos da UFPB, no contexto da expansao do ensino superior brasileiro. Na fundamentacao teorica considera orientacoes do trabalho da Comissao Especial para o Estudo da Evasao nas Universidades Brasileiras (MEC, SISU, ANDIFES e ABRUEM, 1996), bem como, os conceitos sobre evasao e retencao apresentados por Silva Filho et al. (2007), Polydoro (2000), Cardoso (2008), entre outros. O contexto da expansao na educacao superior e tratado tomando por base textos produzido por Mancebo (2015), Chaves (2015), e outros. O estudo esta inserido em uma abordagem quanti-qualitativa de pesquisa, do tipo estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionario aos alunos retidos e evadidos, do curso de Engenharia de Alimentos da UFPB, no periodo de 2006-2015. A analise dos dados seguiu orientacoes propostas pela analise de conteudo formulada por Bardim (1977) e tambem analisada a luz do conceito de capital cultural defendido por Bourdieu. Os dados indicaram que a retencao e a evasao no curso de Engenharia de Alimentos da UFPB se concentram nos dois primeiros anos do curso, acentuadamente no primeiro, apos reprovacoes da maioria dos estudantes matriculados nas disciplinas da area das ciencias exatas. Outro fator preponderante que resulta no fenomeno da evasao e a falta de apoio financeiro para o estudante se manter na Instituicao, ao longo do curso.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO