PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: VANDA LUCIA BATISTA DOS SANTOS SOUZA

DISCENTE: VANDA LUCIA BATISTA DOS SANTOS SOUZA
DATA: 22/02/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Acesso e Permanência na Educação Profissional Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB– Campus Cajazeiras
PALAVRAS-CHAVES: Acesso. Permanência. Educação Profissional e Tecnológica
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar os fatores que conduzem ao acesso e permanencia, no Curso Tecnologico de Analise e Desenvolvimento de Sistemas- ADS, ofertado pelo Instituto Federal da Paraiba – IFPB – Campus Cajazeiras. A pesquisa esta inserida no contexto da expansao do ensino superior no Brasil, particularmente da retomada da expansao da Rede Federal de Educacao Profissional e Tecnologica. As bases teoricas desta investigacao se constituiram em uma analise conceitual sobre acesso e permanencia, em uma revisao bibliografica das politicas educacionais, principalmente aquelas voltadas ao acesso epermanencia, e,do desenvolvimento da Educacao Profissional e Tecnologica no Brasil e na Paraiba. A proposta metodologica caracteriza-se como uma abordagem predominantemente qualitativa baseada em um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada atraves da aplicacao de um questionario semiaberto enviado aos alunos dos 5º e 6º periodos do Curso de ADS, por meio do formulario eletronico Google Drive, e de entrevista com o Diretor de Ensino e a Assistente Social do CampusCajazeiras.Os resultados indicaram que os fatores que conduzem ao acesso e a permanencia no curso de ADS estao relacionados as questoes de compromisso pessoal e institucional, destacando-se como aspectos preponderantes as condicoes motivacionais (mercado de trabalho, interesse, dedicacao e esforco). No que se refere ao compromisso institucional, os estudantes revelaram que os programas implementados pela instituicao, sao fatores importantes para a permanencia, porem, necessitam ser ampliados. Por fim, mesmo considerando que o estudo se trata de uma realidade especifica, o mesmo contribui com reflexoes acerca dos fenomenos do acesso e da permanencia no ensino superior.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA