PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO LIMA

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO LIMA
DATA: 15/02/2017
LOCAL: cedesp
TÍTULO: Qualidade de Vida na Aposentadoria: percepções de Servidores Públicos da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Aposentadoria, Bem-Estar e Qualidade de vida, Percepções de Servidores Públicos, Políticas Públicas para Aposentadoria.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo teve com objetivo analisar as percepcoes de servidores publicos do Centro de Comunicacao, Turismo e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), sobre bem-estar e qualidade de vida na aposentadoria, bem como sobre mudancas ocorridas na vida pos-aposentadoria. Para tanto, identificaram-se as relacoes dos aposentados com a UFPB, atraves dos servicos que favorecem o bem-estar e a qualidade de vida e, ademais, as atividades desenvolvidas pelos recem-aposentados que promovem qualidade de vida e bem-estar. Do ponto de vista metodologico, tratou-se de uma pesquisa descritiva e exploratoria com vistas a analisar as percepcoes de um grupo de servidores em fase de pos-aposentadoria, a partir da abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A amostra constitui-se de 08 (oito) servidores aposentados nos ultimos (04) quatro anos e que desempenharam suas funcoes em cargos administrativos no CCTA/UFPB. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a tecnica de analise de conteudo, proposta por Bardin. De acordo com os resultados, os dados apontam que a vida pos aposentadoria revela mais percepcoes positivas do que negativas. Observou-se a coerencia com a nao desvinculacao dos termos qualidade de vida e bem-estar. A maioria dos participantes reconheceu na aposentadoria um ganho de tempo livre, envolvendo flexibilidade de horarios para a familia, o lazer, a pratica de atividades fisicas e cuidados com a saude. Apontaram ainda sentir falta do ambiente de trabalho e do convivio com os colegas, bem como perdas salariais como fatores negativos apos a aposentadoria. A convivencia laboral representou vinculos amistosos com a instituicao. As politicas publicas voltadas ao servidor aposentado foram apontadas como desfavoraveis, arbitrarias e sem perspectivas positivas. Ja com relacao aos programas preparatorios para a aposentadoria, a maioria dos entrevistados alega desconhece-los. Ressalta-se, pois, a importancia da promocao de acoes, planejadas de forma adequada e amplamente divulgadas concomitantemente as vinculacoes laborais do servidor com a instituicao. Tais sugestoes serao levadas a Coordenacao de Qualidade de Vida (CQV), vinculada a Pro-Reitoria de Gestao de Pessoas (PROGEP/UFPB), no sentido de se adotarem praticas que possam gerar novas perspectivas, nao so no desempenho das atividades laborais do servidor como tambem no momento do desligamento. Alimentamos a perspectiva de que o servidor engajado em tais acoes possa perceber a aposentadoria nao so como uma reorganizacao de vida, mas, tambem, como uma reconstrucao na forma de pensar e enxergar o futuro, em busca de bem-estar e qualidade de vida apos a aposentadoria.
Interno - 6050457 - MARIA IVETE MARTINS CORREIA
Presidente - 338068 - MARISETE FERNANDES DE LIMA