PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JOAS JERONIMO DOS SANTOS

DISCENTE: JOAS JERONIMO DOS SANTOS
DATA: 21/02/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: MAPEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UFPB: subsídios para o fortalecimento da gestão por competências
PALAVRAS-CHAVES: Gestão por Competências. Mapeamento de Competências. Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo a realizacao de um mapeamento das competencias gerenciais dos Tecnicos-Administrativos ocupantes dos cargos de diretoria, chefia e coordenacao do Sistema de Bibliotecas – SISTEMOTECA –, da Universidade Federal da Paraiba, visando ao fortalecimento da Gestao por Competencias na instituicao. Tomando por base que com a Gestao por Competencias as organizacoes buscam alinhar suas estrategias de atuacao com as competencias das pessoas que a compoe, a Administracao Publica Federal adotou o referido modelo de Gestao de Pessoas com a instituicao da Politica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), por meio do Decreto 5.707/2006. Em conformidade com as diretrizes da Alta Administracao Publica, a Universidade Federal da Paraiba institucionalizou em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014 – 2018) um conjunto de diretrizes, objetivos, metas e acoes na atuacao da Pro-Reitoria de Gestao de Pessoas (PROGEP) visando a Politica de Gestao de Pessoas por Competencia (PGPC) e a Gestao de Desempenho por Competencias, entre outras. Nesse fulcro, esse estudo se propoe a perpetrar um mapeamento de competencias gerenciais dos servidores tecnico-administrativos como contribuicao ao fortalecimento da Gestao por Competencias em implantacao na instituicao. A pesquisa em tela pode ser classificada como do tipo aplicada, exploratoria e descritiva, como tambem documental, com enfoque qualitativo. Julga-se coerente a realizacao de entrevistas semiestruturadas e questionarios. A analise dos dados foi efetuada por meio da Analise de Conteudo (Categorias) de Bardin (1997). Os sujeitos participantes foram servidores tecnico-administrativos com funcao gerencial nas Bibliotecas Central e Setoriais da Universidade Federal da Paraiba. O Mapeamento das Competencias foi realizado com base no modelo proposto por Silva (2005, 2006).
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES