PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: FERNANDO ANTONIO DE LIMA

DISCENTE: FERNANDO ANTONIO DE LIMA
DATA: 22/02/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE DO TRABALHADOR: o Programa de Atenção Integral ao alcoolista e outros dependentes químicos na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Alcoolismo no trabalho; PAIAD; prevenção e tratamento.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a experiencia do Programa de Atencao Integral ao Alcoolista e outros Dependentes Quimicos (PAIAD) na UFPB Campus I e suas contribuicoes para a saude do servidor da Universidade. O PAIAD foi criado em 1993 pela Superintendencia de Recursos Humanos da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), visando atender aos servidores da Instituicao com comportamento abusivo de uso de bebidas alcoolicas, que, atualmente encontra-se inativo. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa documental e de entrevistas semi-estruturadas com sujeitos que participaram da criacao e/ou das atividades do Programa, bem como de gestores da Pro-Reitoria de Gestao de Pessoas (PROGEP), e da Coordenacao de Qualidade de Vida, Saude e Seguranca do Trabalhador (CQVSST) da Universidade. Os dados foram analisados dentro de um enfoque qualitativo , e a discussao foi desenvolvida a partir da Analise de Conteudo (BARDIN, 2006). Os resultados dao conta do reconhecimento da relevancia do PAIAD para alem dos muros da Universidade e da importancia de se resgatar muitas das iniciativas encaminhadas por esse Programa considerado inovador, devendo ser referencia para a politica de atencao a saude do servidor da Universidade, em especial, com atencao a problematica do uso abusivo do alcoolismo e de outras substancias psicotropicas.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Externo ao Programa - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo ao Programa - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS