PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JOAO HENRIQUE LUCENA DA COSTA

DISCENTE: JOAO HENRIQUE LUCENA DA COSTA
DATA: 13/02/2017
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB E A EVOLUÇÃO DOS SEUS INDICADORES DE DESEMPENHO.
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca universitária, Avaliação institucional, SINAES.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o desempenho da avaliacao institucional e de curso para o desenvolvimento da Biblioteca Central no contexto da politica de gestao e avaliacao, mediante os parametros de avaliacao do MEC, a partir da criacao do SINAES. Tendo como hipotese, o pressuposto de que com o advento do REUNI, varias condicoes e possibilidades surgiram, sobretudo na ampliacao dos recursos e investimentos para as Universidades federais, em consequencia disso, tendo reflexo direto nas Bibliotecas, que sao Orgaos vinculados aos sistemas universitarios. A fundamentacao teorica teve como base as tematicas Reforma do estado e politicas publicas no ensino superior (universidade/sociedade, e educacao superior); Gestao educacional (avaliacao institucional e do ensino superior), SINAES; e Biblioteca universitaria (politicas publicas para bibliotecas universitarias, gestao, planejamento e avaliacao de bibliotecas). No que concerne a metodologia, o caminho percorrido para que os objetivos estabelecidos sejam alcancados, foi a adocao da pesquisa exploratoria e descritiva, e qualitativa do ponto de vista da forma de abordagem do problema. Do ponto de vista dos procedimentos tecnicos adotados, representados por duas tecnicas – coleta de informacoes e analise dos dados. Para a primeira sera necessario o levantamento de dados de diversas fontes, independente de qual seja o metodo utilizado, esses dados podem ser coletados de forma bibliografica e documental direta e indireta. Enquanto que para a segunda foram escolhidas a analise descritiva da tematica documental e a analise de conteudo. No que se refere ao paradigma do metodo ou metodo de abordagem, foi escolhida a hermeneutica que tem relacao com o metodo compreensivo de Weber. O instrumento a ser utilizado sera analise direta das fichas de avaliacoes utilizadas pelo MEC nas avaliacoes de cursos e institucionais.
Presidente - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA