PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALBERNES ALCÂNTARA DE MACÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERNES ALCÂNTARA DE MACÊDO
DATA: 14/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NAS IFES: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
PALAVRAS-CHAVES: Educação à Distância. Instituições Federais de Ensino Superior. Institucionalização
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: RESUMO Esse estudo visa apresentar as particularidades apresentadas no desenvolvimento da Educacao a Distancia (EAD) no Brasil, pautando-se principalmente na tentativa de entender como o processo de institucionalizacao dessa modalidade de ensino esta se desenvolvendo e, especialmente, alinha-se a proposta institucional da Universidade Federal de Campina Grande. Assim sendo, a pesquisa se inicia e se delineia objetivando compreender como os aspectos administrativos, financeiros/orcamentarios, academicos e tecnologicos entravam o processo de institucionalizacao da Educacao a Distancia na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, buscando assim, identificar, na gestao institucional da UFCG, os aspectos administrativos, financeiros/orcamentarios e ainda analisar, estrutura didatico-pedagogico da UFCG, os aspectos academicos e tecnologicos que dificultam a institucionalizacao na EAD nessa instituicao de Ensino Superior, bem como, verificar que aspectos na infraestrutura de Tecnologia de Informacao e Comunicacao (TICs) e de Recursos Humanos da Universidade que entravam a concreta implantacao da EAD na UFCG. Para atingir esses objetivos primeiramente o estudo fundamenta-se teoricamente na visao historica da EAD no mundo e no Brasil, estruturado nas definicoes propostas na literatura sobre a EAD; segue tambem as abordagens gerenciais da EAD, bem como, ampara-se na legislacao nacional que fundamenta e estrutura a EAD no pais. Metodologicamente, a pesquisa tem natureza aplicada, uma vez que buscara entrelacar a reflexao teorica acerca do fenomeno EAD/UFCG, focalizando os obstaculos que dificultam a institucionalizacao da EAD e propor uma aplicacao pratica para UFCG e traz como enfoque a pesquisa Qualitativa atraves de analise documental, realizada atraves da pesquisa bibliografica e pesquisa documental realizada nos documentos institucionais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, no intuito de identificar e, sobretudo, compreender os aspectos que dificultam o processo de institucionalizacao da Educacao a Distancia na Organizacao. Por fim, serao feitas as consideracoes finais acerca do conteudo da Educacao a Distancia pesquisado e estudado, bem como, apresentar uma aplicabilidade pratica do estudo no ambito da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, provenientes da analise e interpretacao dos resultados dessa pesquisa. Palavras-Chave: Educacao a Distancia. Instituicoes Federais de Ensino Superior. Institucionalizacao;
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo à Instituição - EDJANE ESMERINA DIAS DA SILVA