PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: MARCELO MOURA NOBREGA

DISCENTE: MARCELO MOURA NOBREGA
DATA: 24/02/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Análise comparativa da eficiência das compras de hortifrutis da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Compras Públicas, Agricultura Familiar, Compras Públicas Sustentáveis e Eficiência.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A importancia das compras publicas, como subsistema da administracao publica de materiais, para o funcionamento da maquina estatal e o desenvolvimento economico e social e indiscutivel. Entretanto, as compras se apresentam como um dos grandes problemas da Administracao Publica, mesmo com o anuncio da obtencao de economias bilionarias atraves dos pregoes eletronicos. Como esta contencao de gastos e calculada com base na diferenca entre o preco de referencia e o preco de compra, em muitos casos acaba nao resultando em aquisicoes eficientes, ou seja, com menores gastos, melhor qualidade e vantagens ao desenvolvimento sustentavel. Na tentativa de promover uma maior eficiencia das compras publicas, que, via de regra,deveriam ser sustentaveis, o Governo Federal vem implementando uma serie de mudancas, baseadas em um novo tipo de eficiencia publica, que considera, alem da dimensao economica, as dimensoes social e ambiental. Entre as mudancas mais recentes temos – alem da introducao de novas leis de favorecimento nas licitacoes focadas no pequeno produtor rural – o fortalecimento do uso da avaliacao de desempenho como instrumento de gestao da qualidade. No entanto, apesar da obrigatoriedade do respeito as leis referentes a compras publicas, que deveriam ser sustentaveis, e avaliacao de desempenho, que deveria ser feita por todos, tais medidas nao vem sendo obedecidas e acontecem raramente. Assim, para que as mudancas referentes as compras de generos alimenticios para os orgaos publicos federais nao entrem na lista de leis relacionadas a sustentabilidade nao cumpridas e a agricultura familiar nao seja vitima da falta de apoio, analisaremos a eficiencia das compras de hortifrutis na UFPB a partir de uma comparacao destas com parametros de desempenho alcancados por outros orgaos federais sediados na Paraiba. Com base no referido objetivo, trata-se de uma pesquisa documental analitico-descritiva, quantitativa e qualitativa por meio de um estudo de caso realizado no Campus I da UFPB, onde foram coletados os dados em documentos fisicos e eletronicos referentes as compras de alimentos realizadas no ano de 2014. A analise do apanhado de dados foi feita fundamentando-se em um estudo comparativo entre as aquisicoes da UFPB com outras Instituicoes Federais de Ensino Superior (IFES) e instituicoes governamentais. Os resultados parciais mostram que as compras de hortifrutis da referida instituicao se encontram ineficiente em todos os aspectos estudados: preco, qualidade e sustentabilidade. Desta forma e possivel concluir que a UFPB precisa rever aspectos da sua gestao de compra de generos alimenticios para que as suas escolhas de propostas mais vantajosas sejam realizadas em consonancia com o que a sociedade espera e a lei determina.
Presidente - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Interno - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA