PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA DE FÁTIMA DANTAS CARNEIRO SOUTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE FÁTIMA DANTAS CARNEIRO SOUTO
DATA: 14/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: CEDESP UFPB
TÍTULO: A Política Pública de Transformação do Sistema Federal de Educação Profissional e Tecnológica: uma Reconfiguração Identitária do Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Política Pública; Sistema Federal de Educação; Institutos Federais; Identidade.
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A educacao profissional no Brasil registra, na atual conjuntura historica, um novo cenario, fundamentado em uma politica de expansao e de reordenamento dessa modalidade de ensino. A politica de reordenamento da rede federal de educacao profissional se deu mediante a organizacao de Institutos Federais de Educacao, Ciencia e Tecnologia ou, simplesmente, Institutos Federais (IF). Os Institutos Federais sao instituicoes multicampi de educacao superior, basica e profissional, destinados a ofertar educacao profissional e tecnologica nas diferentes modalidades de ensino. Foram organizados a partir da integracao de duas ou mais instituicoes federais de educacao profissional de um mesmo estado, e da transformacao de Centros Federais de Educacao Tecnologica e de Escolas Tecnicas Federais vinculadas a Universidades Federais. Aos Institutos Federais coube a responsabilidade de promoverem a verticalizacao da educacao basica a pos-graduacao; de promoverem a expansao do numero de campi e a oferta de cursos considerando a necessidade das regioes atendidas. Destaca-se ainda a realizacao da gestao da expansao, do corpo tecnico e docente, como tambem a adequacao das instalacoes fisicas, para poderem garantir a qualidade da educacao ofertada, isso tudo sem perderem de vista sua propria identidade. O presente estudo objetivou analisar o processo de organizacao da identidade dessa “nova” institucionalidade. Propusemo-nos analisar as repercussoes das mudancas institucionais, ocorridas entre o periodo 2003 a 2010, no IFPB, considerando a visao e o discurso dos atores institucionais. A escassez de estudos sobre o tema e a relevancia dada a educacao profissional pelas atuais politicas educativas brasileiras justificam a importancia deste estudo. O processo de pesquisa foi estruturado em tres niveis, a saber: revisao teorica, analise documental e pesquisa de campo. A pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba, contou com a realizacao de entrevistas semiestruturadas com seis atores institucionais que viveram todo o processo da transformacao. O estudo indica que a politica de organizacao dos Institutos Federais no Brasil, para alem da proposta de ampliar a oferta publica do ensino profissional de nivel medio, representou a consolidacao de uma rede de ensino destinada, espe
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Externo à Instituição - ALMIRO DE SA FERREIRA
Externo à Instituição - PAULO DE TARSO COSTA HENRIQUES