PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: VILANNI CAVALCANTI DIAS CORREIA

DISCENTE: VILANNI CAVALCANTI DIAS CORREIA
DATA: 22/02/2017
LOCAL: CEDESP UFPB
TÍTULO: A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A AVALIAÇÃO DAS REPERCUSSÕES NA GESTÃO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DO IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação. Política Pública. Instituto Federal. IFPB. Administração.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A Rede Federal de Educacao Profissional, Cientifica e Tecnologica tem sua origem no inicio do seculo XX, quando em 1909 sao criadas as Escolas de Aprendizes Artifices. No decorrer de sua trajetoria, essas escolas recebem inumeras nomenclaturas, ao passo que se modificam para atender as complexas demandas da sociedade. Recentemente, tivemos uma mudanca significativa, que repercutiu nao so na dinamica educacional das instituicoes de Educacao Profissional, Cientifica e Tecnologica (EPCT) como tambem na sua gestao. Assim, o presente estudo teve como intuito analisar as repercussoes da politica publica de transformacao do Centro Federal de Educacao Tecnologica da Paraiba (Cefet-PB) em Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB) no ambito da Administracao Central dessa instituicao, de modo a contribuir com a avaliacao da referida politica. Para tal fim, este estudo utilizou a pesquisa documental, representada pelas leis, portarias e dados extraidos dos sistemas do governo e dos relatorios de gestao referentes aos periodos de 2006 a 2015. Tambem foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com o intuito de analisar a percepcao dos gestores nesse processo de transicao. Esta pesquisa enfatizou o processo historico de construcao da Rede Federal de Educacao Profissional, Cientifica e Tecnologica, levando em consideracao o contexto social, economico e politico em que ela ocorreu. Considerando que as repercussoes da politica de criacao do IFPB tiveram desdobramentos nos mais diversos seguimentos da instituicao, optou-se por aprofundar-se na avaliacao das repercussoes ocorridas no ambito da administracao do IFPB. Para tanto, foram consideradas as seguintes dimensoes ou eixos estruturantes: Politica de Criacao do IFPB, Recursos Humanos, Orcamento e Financas e Infraestrutura Fisica e Organizacional. A partir da analise documental e da perspectiva dos entrevistados, percebeu-se que a nova institucionalidade do IFPB impactou sobremaneira na sua gestao. Constatou-se que nao houve uma ampla participacao da comunidade na idealizacao da politica e que os seus implementadores nao participaram, em sua maioria, de programas de capacitacao previo. Todavia, considerou-se que os resultados alcancados foram eminentemente positivos, mas inconsistencias tambem foram encontradas na conducao da politica em foco. Observou-se, apos a criacao do IFPB, uma serie de mudancas, entre as quais e possivel destacar: a reestruturacao da infraestrutura organizacional, o que favoreceu a sua descentralizacao; a ampliacao da estrutura fisica para atender o processo de expansao e se adequar ao novo arranjo organizacional; o incremento de recursos humanos e o estabelecimento de politicas de capacitacao; e a ampliacao da autonomia administrativa e orcamentaria e o crescimento do orcamento para atender as novas demandas.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES