PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: VICENTE PAULO RAMALHO

DISCENTE: VICENTE PAULO RAMALHO
DATA: 23/02/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e os indicadores de avaliação referente à biblioteca universitária: construindo um modelo de avaliação para o SISTEMOTECA da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca universitária, Modelo de avaliação, Educação superior
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: O sistema nacional de avaliacao da educacao superior (SINAES) e os indicadores de avaliacao referente a biblioteca universitaria: construindo um modelo de avaliacao para o SISTEMOTECA da UFPB. A pesquisa tem interesse de contribuir com o sistema de bibliotecas universitarias e com o fortalecimento da gestao publica e da educacao superior. Para tanto, tem como objetivo principal arquitetar um modelo de avaliacao para as bibliotecas universitarias da UFPB sobre varias perspectivas: a documentacao do SINAES adotado pelo MEC para avaliacoes periodicas dos cursos de graduacoes e da Instituicao; modelo de avaliacao de biblioteca universitaria adaptado a nossa instituicao e a sinergia da comunidade academica representada pelos profissionais da propria instituicao na elaboracao do modelo de avaliacao. A fundamentacao do relatorio resgatou o processo de globalizacao e a ideologia neoliberal que refletiu nos estados nacionais com a perspectiva do Estado avaliador no Brasil na decada de 1990. Concomitantemente, com o PAIUB e as politicas publicas educacionais nos governos FHC e Luiz Inacio Lula da Silva. O procedimento metodologico caracteriza a pesquisa como exploratoria e como campo o sistema de biblioteca da UFPB. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram, o formulario e o questionario aberto de abordagem predominantemente qualitativa. A pesquisa realizada, a partir do levantamento bibliografico, documental e de campo, apresenta a seguinte conclusao: O Relatorio tecnico representado sobre tres prismas de avaliacoes: apresenta-se o modelo do processo avaliatorio conduzido pelo MEC/INEP sobre duas vertentes: as avaliacoes institucionais e a avaliacao dos cursos de graduacao; contextualiza-se o sistema de biblioteca da UFPB e os servicos disponiveis, e por fim o modelo embrionario de avaliacao de biblioteca universitaria da instituicao. Assim, e que a investigacao permita a direcao a um processo avaliativo capaz de gerar mudancas significativas na dinamica, qualificando ou aprimorando o que foi constatado passivel de alteracoes necessarias, mas que apresentem resultados relevantes para o sistema de biblioteca.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA