PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: VANESSA DA SILVA GOMES

DISCENTE: VANESSA DA SILVA GOMES
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: gestão e evasão na UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Educacional. Evasão. Pedagogia. UFPB. EAD. Núcleo Docente Estruturante.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a gestao educacional aplicada no curso de Pedagogia na modalidade a distancia da UFPB e os indices de evasao no periodo de 2007 a 2015. A UFPB oferta cursos na modalidade a distancia desde 2007, contando atualmente com onze cursos de licenciatura. A educacao a distancia possibilitou a ampliacao dos espacos educacionais, proporcionando aos alunos o acesso a informacao a qualquer momento, independente do tempo e espaco. O enfoque sobre a gestao e a evasao no ensino superior, sobretudo nas politicas publicas de acesso, interiorizacao e expansao, sera alicercado atraves da abordagem das acoes politicas de financiamento voltadas a educacao superior no Brasil, sobretudo as que beneficiaram a EAD. Muito embora a expansao da EAD tenha ocorrido gracas as politicas de acesso a educacao superior, os indices de evasao demonstram haver a necessidade de se aprofundar a tematica quanto as causas e possiveis acoes a serem tomadas para garantir a permanencia e conclusao dos cursos a distancia. A pesquisa ora desenvolvida tera uma abordagem qualitativa, com a utilizacao da pesquisa documental, atraves da analise de dados do Censo da Educacao Superior (MEC/INEP), referentes a evasao dos cursos na modalidade a distancia da UFPB, e dos debates envolvendo a gestao educacional presentes nas ATAS do Nucleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia da UFPB Virtual. Os resultados apontam a necessidade de unificacao de dados e maior dialogo entre os setores administrativos da UFPB. O curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distancia, necessita dar mais importancia ao registro das reunioes do NDE, que representam tanto a historia e a identidade do curso, quanto fonte de informacoes dos caminhos metodologicos ja percorridos pelas gestoes anteriores. A construcao da gestao educacional devera englobar todos os sujeitos do processo educativo que, de forma dialogica e participativa, trarao contribuicao das diversas areas de conhecimento da Pedagogia, desenvolvendo em conjunto as metodologias mais adequadas para se alcancar a melhoria da qualidade do ensino e a reducao dos indices de evasao do curso.
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS