PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: HONORIO PATRICIO NETO

DISCENTE: HONORIO PATRICIO NETO
DATA: 22/02/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Informações contábeis e eficiência na gestão pública: um estudo sobre o planejamento das ações da Universidade Federal de Campina Grande.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão universitária, UFCG, planejamento.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este trabalho apresenta uma analise do planejamento realizado pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, contextualizado historica e teoricamente com uma leitura multidimensional da pratica do planejamento da UFPB, por meio de uma abordagem cultural, politica e economica que abrange a data da sua criacao em 2002 ate o ano de 2014. O Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI se apresenta como a principal peca de planejamento de uma instituicao de educacao superior. Assim aprensentam-se as seguintes questoes: como a UFCG vem elaborando o seu plano de desenvolvimento institucional? Que contribuicao pode ser dada pela teoria da gestao da educacao e do planejamento educacional para a elaboracao do PDI da universidade? O uso das informacoes contaveis e das tecnicas de contabilidade gerencial e orcamentaria podem colaborar na demonstracao da sustentabilidade financeira do PDI? a metodologia utilizada escolheu uma abordagem hermeneutica com pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa com o emprego das seguintes tecnicas: peswquisa bibliografica, observacao participante, entrevista e, principalmente, a analise de documentos. O referencial teorico demonstrou por meio das teorias politica e da educacao como o modelo de estado adotado na sociedade influencia diretamente no papel social a ser desempenhado pela universidade, o que define diretamente na sua gestao e na forma como planeja suas acoes. Ainda no campo teorico, foi discutida a contribuicao a ser dada pela ciencia contabil para a elaboracao do PDI. O resultado obtido foi a identificacao dos dois problemas mais relevantes: as acoes de planejamento da UFCG carecem de maior participacao da comunidade universitaria e a inexistencia de articulacao entre o PDI e a execucao orcamentaria da instituicao. Ao final e apresentada um roteiro para auxiliar na preparacao do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCG.
Presidente - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ