PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LIDIANE RAMOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIDIANE RAMOS DA SILVA
DATA: 24/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Políticas de Inclusão na Educação Superior: Acesso e permanência de pessoas com deficiência na UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Pessoa com deficiência; Educação Superior; Política de Inclusão/Acesso/Permanência
PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: O presente trabalho aborda a tematica Politicas de Inclusao na Educacao Superior voltadas para a inclusao dos discentes com deficiencias na Universidade Federal da Paraiba (UFPB) e objetiva analisar as contribuicoes das politicas para o acesso e a permanencia em cursos superiores do Centro de Comunicacao, Turismo e Artes (CCTA). Para atingir os objetivos especificos, discorremos sobre paradigma da inclusao e sua relacao no contexto educacional, sobre as demandas por politicas inclusao no contexto mundial e descrevemos as fases que influenciaram no processo de reconhecimento e escolarizacao das pessoas com deficiencias, ate o ingresso na educacao superior. Tambem, apresentamos um debate acerca da inclusao das pessoas com deficiencias na educacao superior, no contexto das publicacoes da Revista Brasileira de Educacao Especial (RBEE) e de estudos do Programa de Pos-Graduacao em Educacao (PPGE)/UFPB, periodo 2012 a 2016. Relacionamos as politicas nacionais de inclusao da educacao superior com as politicas desenvolvidas pela UFPB, especialmente as direcionadas as pessoas com deficiencias. Por fim, identificamos quem sao e o que dizem os discentes com deficiencias matriculados em cursos superiores do CCTA sobre o processo de inclusao. No que diz respeito a metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa, uma pesquisa descritiva, documental e bibliografica, com a realizacao de entrevistas semiestruturadas. Aplicamos quatro instrumentos de pesquisa, utilizando-se, para a analise de dados, orientacoes da analise de conteudo (BARDIN, 2006), a fim de identificar a compreensao dos sujeitos sobre inclusao e acessibilidade, bem como politicas inclusivas e estrategias utilizadas na instituicao que podem favorecer o acesso e a permanencia dos discentes com deficiencias nos cursos superiores do CCTA. Os sujeitos da pesquisa foram os discentes com deficiencias matriculados em cursos superiores do CCTA – principais protagonistas –, o coordenador do Comite de Inclusao de Acessibilidade (CIA) – assessoria especial responsavel pela Politica Institucional de Inclusao e Acessibilidade – discentes apoiadores vinculados ao Programa de Apoio ao Estudante com Deficiencia (PAED)/CIA, servidores do CCTA e o coordenador da politica institucional de inclusao e acessibilidade. Com base na analise dos dados, sobretudo das informacoes oriundas das entrevistas junto aos sujeitos, inferimos que as politicas inclusivas de educacao superior vem contribuindo para o acesso e a permanencia de pessoas com deficiencias no CCTA/UFPB, notadamente por meio da politica de acesso/cotas, pelo Programa Incluir e o PNAES, sob responsabilidade do CIA. Todavia, tambem de acordo com a apuracao dos dados, vimos que o processo de inclusao de discentes com deficiencias na instituicao precisa superar muitos desafios, especialmente no que diz respeito a falta de formacao de servidores para viabilizar estrategias atitudinais e pedagogicas; as limitacoes nos sistemas de comunicacao e informacao, sobretudo na deficiencia da estrutura fisica/arquitetonica, que e, eminentemente, institucional. Para tanto, compete a instituicao – formada por diferentes gestores, setores, pessoas e profissionais –, considerar as demandas e as proposicoes destacadas pelos sujeitos da pesquisa e assumir o compromisso etico e politico de responder as demandas da diversidade que se apresentam no seu ambito, ressignificando, reestruturando e revisando suas politicas inclusivas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Externo ao Programa - 2380107 - ROBSON XAVIER DA COSTA