PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: LUCIMARIO DIAS DOS SANTOS

DISCENTE: LUCIMARIO DIAS DOS SANTOS
DATA: 26/05/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Avaliação da qualidade dos serviços da biblioteca do CCJ/UFPB sob a ótica dos usuários discentes
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Bibliotecas Universitárias. Qualidade dos Serviços. CCJ/UFPB.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo a avaliacao da qualidade dos servicos da biblioteca setorial do CCJ/UFPB campus I sob a perspectiva do seu usuario discente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, bibliografica e exploratoria, tendo como sujeitos os discentes do curso de Direito do Centro de Ciencias Juridicas da UFPB. A investigacao tomou como principais instrumentos de pesquisa, questionarios formulados atraves da metodologia SERVQUAL adaptada pertinentes ao uso da avaliacao no ambito da biblioteca e de seus servicos. Os resultados obtidos mostraram que as dimensoes de qualidade apontadas nos servicos da biblioteca que dizem respeito desde sua estrutura fisica ate o comportamento de seus servidores, apresentam falhas que interferem de maneira geral na prestacao de um servico de qualidade por parte da biblioteca setorial do CCJ/UFPB, afetando o usuario dos seus servicos na satisfacao de suas expectativas e necessidades no ambiente educacional. Este resultado nos mostra que essas avaliacoes tem apresentado impactos consistentes na acao de melhorias no ambiente de biblioteca ajudando no seu planejamento gerencial, auxiliando assim sua missao no ambito da Universidade e desenvolvendo possibilidades de formacao de padroes de qualidades que possam ser adotados em seus servicos. Sendo assim, podemos relatar que o principal a ser considerado nesta pesquisa e a promocao de possibilidades que essas avaliacoes permitem ao ambiente da biblioteca, servindo de forma estrategica para a obtencao das percepcoes e expectativas de seus usuarios, apontando resultados significativos da utilizacao de ferramentas de avaliacao da qualidade, salientando assim a oportunidade de melhorias em varios segmentos prestados pela Biblioteca setorial do CCJ/UFPB.
Presidente - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA