PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PATRICIA GUEDES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PATRICIA GUEDES DE SOUZA
DATA: 27/07/2017
LOCAL: SALA DE REUNIÕES CCHLA
TÍTULO: Transparência na gestão pública federal: o caso do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP na Universidade Federal da Paraíba – UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão democrática e republicana. Transparência. Controle social. Accountability. Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o princípio da transparência aplicado na gestão pública federal, tomando como objeto o SCDP e sua aplicação na UFPB. Para tanto, se faz necessário, primeiramente, discutir a importância do princípio da transparência para uma gestão pública democrática e republicana e descrever e analisar a evolução da legislação sobre transparência na gestão pública federal, a partir da Constituição Federal de 1988. Entende-se como relevante responder às seguintes perguntas: A implantação do SCDP pelo governo federal melhorou a qualidade da transparência na gestão pública federal? Como se deu essa implantação na UFPB e como o sistema está sendo utilizado, quanto à sua eficácia e eficiência? Com relação a metodologia, a pesquisa foi classificada como explicativa, histórica, de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso. A coleta de dados será através de fontes documentais e bibliográficas, além de entrevistas semiestruturadas com gestores e usuários atuais do SCDP na UFPB e com servidores que trabalhavam com concessão de diárias e passagens antes da implantação do sistema na instituição. Os resultados e conclusões da pesquisa ainda estão em construção.
Presidente - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA
Interno - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS