PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIARA DAS GRACAS COSTA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIARA DAS GRACAS COSTA DE MEDEIROS
DATA: 07/07/2017
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: MONITORIA COMO INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Docência no ensino superior; Saberes Pedagógicos; Monitoria.
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição dada pelo Programa de Monitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a formação de aspectos pedagógicos da docência no Ensino Superior dos alunos do Curso de Pedagogia que atuaram como monitores no ano de 2016. A participação de professores de Cursos de Graduação da UFPB, neste Programa, efetiva-se a partir da elaboração, inscrição e aprovação de Projetos de Ensino que articulam duas ou mais disciplinas em planos de ação. No que diz respeito aos alunos de Cursos de Graduação com média superior igual ou superior a sete (7,0), a participação neste programa efetiva-se após inscrição e aprovação em processo seletivo da disciplina objeto do concurso. O recorte dessa investigação está centrado na análise da atuação dos monitores do curso de Pedagogia engajados em Projetos de Ensino que envolvem os Departamentos de Habilitação Pedagógica (DHP) e de Fundamentação da Educação (DFE) do Centro de Educação (CE) da UFPB. Compreendendo que os pedagogos são profissionais que têm como campo de estudo a docência e sendo essa ação de ensino e de aprendizagem vivenciada no processo de monitoria, principal objeto de estudo, apoiamo-nos nas informações teóricas de Tardif (2012), Anastasiou (2006), Veiga (2012, 2006), Ramalho (2007). Para aprofundar os aspectos didáticos da docência no Ensino Superior foram consideradas as ideias de Gil (2017); para que a monitoria seja tida como um efetivo Programa de Iniciação à Docência, foram utilizados os estudos de Dias (2012) e Natário (2001). De um ponto de vista metodológico, a abordagem de pesquisa qualitativa é a que se aplica a esse estudo e seguirá as seguintes etapas: em um primeiro momento será realizada a pesquisa documental com o intuito de analisar as atividades registradas em relatórios mensais de frequência e em relatório final pelos monitores, no decorrer e ao término do processo de monitoria, tomando por base o que foi delimitado nos projetos de monitoria do DHP e do DFE; em um segundo momento, será realizada entrevista com dois professores, coordenadores dos Projetos de Monitoria dos departamentos citados anteriormente, com o intuito de proceder à análise da Monitoria vivenciada no Curso de Pedagogia, a partir das perspectivas dos alunos monitores e dos professores coordenadores de projeto. O tratamento dos dados se dará por meio da análise de conteúdo, conforme descreve Bardin (1979). A análise desse Programa, no tocante ao Curso de Pedagogia poderá propiciar uma visão mais concreta e ampliada dos aspectos pedagógicos que devem ser contemplados na docência de Ensino Superior considerando, para tanto, professores e alunos monitores envolvidos nesse processo.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES