PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO ARAÚJO DE SÁ PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO ARAÚJO DE SÁ PEREIRA
DATA: 01/08/2017
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA - CCJ-UFPB
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E ACESSO À INFORMAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA BIBLIOTECA DO IFPB – CAMPUS CABEDELO
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade. Acesso à informação. Pessoa com deficiência. Inclusão.
RESUMO: Esta pesquisa procura mostrar se os usuários com deficiência que frequentam a Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Cabedelo, têm acesso às informações que eles buscam. Durante seu desenvolvimento, explana brevemente algumas leis, resoluções e normas brasileiras a respeito de acessibilidade, além do seu conceito. Traz, também, o conceito de informação e analisa se os funcionários da referida biblioteca estão preparados para atender a esse público e se esse usuário está satisfeito com o serviço oferecido. O estudo objetiva analisar a garantia do acesso à informação na biblioteca do IFPB – Campus Cabedelo aos usuários com deficiência sob o olhar do usuário com deficiência. Para isso, será utilizada coleta de dados através de questionário aplicado a esses usuários. A pesquisa se caracteriza por ser descritiva e de abordagem qualitativa. Busca compreender algumas categorias como inclusão das pessoas com deficiência na sociedade com breve histórico. Além disso, investiga fontes documentais e orais que possibilitam compreender mais a acessibilidade da pessoa com deficiência no referido ambiente de pesquisa. Em nossa narrativa a acessibilidade perpassa por momentos distintos da história humana em que se busca o acesso à informação de pessoas com deficiência no decorrer do desenvolvimento social em um mundo cada vez mais globalizado, onde a velocidade dos fatos procura dar respostas e está mais dependente das novas tecnologias. Por fim, serão apontadas recomendações com o intuito de melhorar o serviço oferecido pela Biblioteca.
Presidente - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO