PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO MONTE SILVA MONTEIRO DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO MONTE SILVA MONTEIRO DE FARIAS
DATA: 16/08/2017
HORA: 10:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: um estudo no Campus João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Assistência Estudantil, Efetividade, Política Pública
PÁGINAS: 51
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba –IFPB e sua relação com o disposto no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto nº 7234/10) quanto ao cumprimento de seus objetivos institucionais. Nesse sentido, pretende-se trabalhar com a discussão do ciclo de políticas públicas e sociais, evidenciando o elemento da avaliação de efetividade da Política em questão na visão dos estudantes atendidos e dos profissionais que atuam na área. A fundamentação teórica se dá a partir de estudos realizados entre os anos de 2011 a 2016, sendo extraído de teses e dissertações que tratem da discussão da Assistência Estudantil nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como a discussão trazida por Jezine e Prestes (2011) sobre o processo de democratização da Educação, cuja cerne está centrada na discussão do acesso e permanência dos estudantes no Ensino Superior. A Metodologia utilizada nesse estudo, está assentada quanto a sua finalidade na pesquisa aplicada, com método de abordagem histórico dialético. Quanto aos objetivos da pesquisa, nos propomos a realizar um estudo de natureza exploratório, com enfoque quantitativo e qualitativo. Tendo o estudo objetivos que tratam de um estudo num local de pesquisa que apresenta singularidade diante dos demais, este estudo se caracteriza num estudo de caso, no qual os dados coletados serão tratados a partir da perspectiva de análise de conteúdo, buscando em nossa análise lançarmos mão da análise temática ancorada na compreensão teórica de Bardin (2011). Enquanto possibilidade de busca aos resultados, vislumbra-se a necessidade de aprimoramento do desenvolvimento de tal política, buscando elucidar a implementação de estratégias de monitoramento e avaliação, capazes de conduzir a uma atuação efetiva no atendimento dos estudantes atendidos e no cumprimento dos objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus João Pessoa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Externo ao Programa - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO